A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), entregou na manhã desta sexta-feira os novos fardamentos para as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Beira Rio, em Igapó, zona Norte de Natal.

Ao todo, cerca de 170 kits compostos por camisa, short ou calça, tênis e meia foram distribuídos. Os 1,7 mil integrantes de todos os Peti’s da cidade receberão os produtos. Ao todo, mais de R$ 177 mil foram investidos pelo executivo municipal para a compra do material.

“É bom ver meninos e meninas com tanta vontade de aprender e é esse o dever da Prefeitura: dar condições para que estas crianças se tornem futuros profissionais, médicos, advogados, jornalistas. Muitas vezes, o que estes garotos precisam é de apenas um pouco mais de amor e respeito”, disse a prefeita Micarla de Sousa, minutos antes de entregar, de forma simbólica, os primeiros fardamentos as crianças.

Segundo a coordenadora do Peti Beira Rio, Eliene Bezerra, a instituição tem se dedicado no trabalho social em prol das crianças e enfatizou a importância o envolvimento de toda a equipe do Programa para melhorar a situação da comunidade. “É muito gratificante fazer estas atividades e ver como as coisas começam a mudar. O trabalho depende de toda uma equipe muito comprometida e vem dando resultado”, disse. Depois da entrega dos fardamentos, as crianças do Peti fizeram apresentações culturais.

O Programa
O Peti combate todas as formas de trabalho infantil e para cada criança ou adolescente afastado das atividades precoces, as famílias recebem uma bolsa de R$ 40,00 (para as áreas urbanas) ou R$ 25,00 (para as áreas rurais). Entre as atividades realizadas no programa estão as oficinas de artes plásticas, artes cênicas, música, prática de esportes e recreação, oficinas de cidadania e reforço escolar.

Além disso, a ação também promove trabalho de conscientização com as famílias sobre os direitos das crianças e adolescentes, encaminhando-as para o Programa Bolsa Família e demais serviços da rede de proteção social.