A secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo está participando de uma forma bastante efetiva do VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) e do II Simpósio Internacional de Conservação da Natureza aberto na noite deste domingo (20) e que segue até a próxima quinta-feira (24) na cidade de Curitiba no Paraná.

O estande da Semurb, montado para divulgar as ações de preservação empreendidas pela Prefeitura do Natal, é um dos maiores do evento e único representante das secretarias de meio ambiente do Nordeste.

O VI CBUC reúne os principais especialistas do mundo em cinco dias de atividades que propiciam a troca de experiências, a aproximação entre as pessoas e servem de inspiração e motivação para aqueles que trabalham à frente dessas áreas.

A Semurb está presente por meio de uma equipe multidisplinar formada por geógrafos, biólogos, turismólogos e administradores coordenada pelo secretário adjunto de Gestão Ambiental, Ariosto Costa divulgando dentro da III Mostra de Conservação da Natureza, realizada paralelamente ao Congresso, às ações do Programa “Natal Sustentável” para organizações governamentais e não-governamentais, empresas, universidades, entre outras instituições.

Um dos objetivos da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo é trazer o evento para Natal em 2011. Participam do encontro este ano 4500 congressistas. De acordo com o Diretor do Departamento de Ação Sócio- Ambiental da Semurb, José Petronilo da Silva Júnior, “O CBUC é o mais importante evento realizado no país que trata de unidades de conservação a natureza”.

O tema central de discussão desta segunda-feira foram as Grandes Mudanças e os Principais Impactos e amanhã o assunto em destaque será Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas: As alterações em curso.

A primeira edição do CBUC aconteceu em 1997, também em Curitiba em comemoração aos 60 anos do primeiro parque nacional brasileiro, o Itatiaia. O evento deu início à discussão pública de conservação da natureza em bases científicas no Brasil.