A equipe pedagógica da Escola Municipal Prof Eudo José, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte, participa nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25, do XV Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSSA), da UFRN. O evento, que começa nesta quarta-feira, 23, tem como tema Universidade e os Desafios da Formação na Sociedade Cotidiana. E é voltado para a discussão e socialização do conhecimento produzido nas diversas áreas das ciências sociais.

Dentro da programação do seminário, a escola Eudo José apresentará dois projetos, ambos fundamentados nos princípios do programa O Caráter Conta. Desenvolvido pela ONG Companheiro das Américas, Virginia State University e pela Gerência Regional de Educação (GERED) e Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais (IEPES) de Joinville, Santa Catarina, o programa promove a formação do caráter de crianças e adolescentes por meio de ações educacionais e programas de capacitação em escolas de todo país.

Coordenado pela professora Jaqueline Macedo Irineu e pela doutoranda Katiene Simone de Brito, o projeto Primeiros Passos Rumo à Inclusão Social: Experiência Com Uma Aluna com Síndrome de Down Incluída no Sistema Regular de Ensino é fruto de um trabalho socialização realizado ao longo de dois com uma aluna de 16 anos portadora de necessidades especiais.

De acordo com a professora Jaqueline Macedo, a aluna, hoje estudante do 5º ano na própria Eudo José, apresenta uma evolução significativa em relação ao início do projeto. “No início do projeto a aluna apresentava uma evolução muito lenta, mal falava. Hoje ela já acompanha bem o ritmo da turma e os próprios alunos já a aceitam bem”, destaca a professora.

Também fruto do trabalho da equipe pedagógica da Escola Eudo José, o projeto Trabalhando a Dignidade, a Cidadania e a Ética é voltado para a disseminação desses valores essenciais dentro do ambiente escolar. Coordenado pelas professoras Fátima Melo Duarte Varela, Francisca Joseni dos Santos, João Maria de Castro Pontes, Maria do Socorro Medeiros Santos de Araújo e Maria Ziane de Araújo Dantas, o projeto engloba todas as ações do colégio e as direciona para a prática da cidadania.

Dessa forma, projetos desenvolvidos dentro da escola como o Projeto Leitura, Justiça na Escola, Feira do Conhecimento e eventos temáticos como o Dia do Folclore ganham uma carga extra de valores pessoais.

Os trabalhos serão apresentados no auditório do CCSA, no Campus Universitário da UFRN, nos seguintes horários:

Quinta-feira, 24/09, 19h30 – 20h30: Trabalhando a Dignidade, Cidadania e Ética
Sexta-feira, 25/09, 15h – 18h: Primeiros Passos Rumo à Inclusão Social