A Prefeitura do Natal lança nesta quinta-feira (24) o projeto Natal Fácil, responsável pela implantação de diversas medidas para facilitar a vida do cidadão e aproximá-lo da Prefeitura. Com o slogan "Facilitando a vida da gente", o projeto representa um marco na administração municipal, abrindo espaço para a população se informar, sugerir, cobrar serviços, criticar ou elogiar as ações da Prefeitura. O lançamento do Natal Fácil será feito pela prefeita Micarla de Sousa, às 10h30, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

O projeto envolve todas as secretarias e será coordenado pela Ouvidoria Geral do Município (OGM), orgão criado na reforma administrativa com o objetivo de facilitar o atendimento ao cidadão dos serviços prestados pelo poder público municipal. O primeiro canal de relacionamento que já está sendo utilizado é a internet, onde através do portal eletrônico da Prefeitura (www.natal.rn.gov.br) é possível fazer solicitações, reclamações e apresentar sugestões que são encaminhadas as secretarias responsáveis para análise e resposta ao cidadão.

Dentro do canal internet também estão sendo implantados totens de auto-atendimento em diversos pontos de Natal. O primeiro totem será instalado nesta quinta-feira na entrada do Palácio Felipe Camarão e em parceria com a iniciativa privada outros aparelhos serão instalados em locais de grande movimento, disponibilizando ao cidadão um meio de fácil acesso para se comunicar com a administração municipal. As empresas parceiras que abrigarão os aparelhos em seus estabelecimentos receberão o título "Amigos da Cidade". A meta da Prefeitura é de instalar 60 totens de auto-atendimento até março de 2010.

As demais vias de acesso do projeto Natal Fácil serão implantadas, em breve, pela Ouvidoria Geral do Município. Ainda estão previstas a criação de uma caixa postal única para recebimento de cartas da população e de uma central telefônica, que atenderá pelo 156 e unificará todos os canais de atendimento dos serviços da Prefeitura. Além disso, também será oferecido ao cidadão atendimento presencial na sede da Ouvidoria, que será inaugurada no início do mês de outubro e funcionará na Rua Sachet, no bairro da Ribeira, por trás do Teatro Alberto Maranhão.

Todos esses canais de relacionamento atendem a missão da Prefeitura do Natal, que prima pelo respeito ao cidadão e pela valorização do conceito de "Cidade da Gente".