As comemorações do Dia Mundial de Alzheimer promovido pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS) por meio da Unidade de Saúde de Candelária continuaram hoje (23) com o VI Encontro de Cuidadores Familiares de Portadores da Doença de Alzheimer que tem como tema “Vivenciando de Corpo e Alma a Doença de Alzheimer”. O evento ocorreu no Departamento de Enfermagem da UFRN.

A abertura do encontro foi realizada pela secretária de saúde do município, Ana Tânia Sampaio. “Estou muito feliz por saber que uma de nossas unidades de saúde faz um trabalho tão importante como este. É fundamental trabalhar com pessoas que tenham ao seu redor indivíduos portadores da doença de Alzheimer, pois estes portadores necessitam de maiores cuidados e atenção. Sabemos que não é fácil lidar com uma doença deste nível, precisamos que os cuidadores tenham pelos portadores muito amor, paciência e dedicação e é este trabalho que o grupo Cuidadores de Portadores de Alzheimer faz. Temos que fazer a inclusão do portador na família, precisamos envolvê-lo e sermos solidário” destaca Ana Tânia.

O grupo de Cuidadores de Portadores de Alzheimer de candelária existe desde 2001 e surgiu a partir da necessidade de uma proposta em relação ao cuidar do portador da doença. “Muitos familiares sentem dificuldade para cuidar de pessoas doentes na família, isso é muito comum. Procuramos através da criação do grupo tentar melhorar a qualidade de vida do cuidador e do portador” explica Betânia Maciel, Diretora / Coordenadora do Grupo Cuidando de Quem Cuida – CS Candelária /SMS.

A doença de Alzheimer é uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acometem preferencialmente pessoas idosas. Essa doença é erroneamente conhecida pela população como “esclerose” ou “caduquice”. Na primeira fase há uma perda de memória e pode também acontecer alterações no comportamento.

O grupo Cuidando de Quem Cuida é um grupo de apoio ao cuidador ou familiar que tem um portador de doença de Alzheimer. Ele funciona no Centro de Saúde de Candelária. As reuniões do grupo acontecem todas as terças-feiras a partir das 9 horas com uma equipe multidisciplinar (assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional). Nas reuniões são dadas orientações sobre como cuidar do portador de Alzheimer e do próprio cuidador, além de ser um momento de troca de experiências e descontração.

As comemorações encerram no dia 25 deste mês com um café da manhã no Parque das Dunas.