A merendeira Rita de Cássia Vidal, 44, da Escola Municipal Profa. Emília Ramos, em Cidade Nova, tornou-se a representante nacional de todas as profissionais que trabalham com a merenda escolar no Brasil. Ela tem figurado numa divulgação institucional do Programa Nutrir da Nestlé, cujos principais objetivos são combater a desnutrição e a obesidade em comunidades de baixa renda. A propaganda já circulou em grandes jornais como Folha de São Paulo, Estadão, e em revistas como Época, Veja, Nova Escola, Brasil Sustentável.

Com muito amor pelo que faz e uma desenvoltura em se expressar, há dois anos Rita de Cássia participou de uma capacitação promovida pelo Programa Nutrir - para merendeiras de Natal -, na qual ela explica que aprendeu noções de como melhor utilizar na cozinha os elementos da pirâmide alimentar para se combater a desnutrição, assim como também ampliou seu repertório de receitas. "A ideia era de que nós nos tornássemos multiplicadoras da capacitação e também havia o incentivo para que a Escola onde trabalhamos elaborasse projetos. Daí eu fiz um texto e mostrei para a professora Ana Dulce, que acatou a ideia e, junto com a equipe pedagógica da Emília Ramos elaborou um projeto sobre boas práticas na cozinha, higiene e conhecimentos sobre alimentação”.

No ano passado, Rita de Cássia multiplicou seus conhecimentos para cerca de 72 escolas e suas respectivas merendeiras. O interesse nos projetos e nas diretrizes do Programa Nutrir levaram Rita de Cássia também ao Seminário Nutrir Nordeste, realizado em João Pessoa (PB), também em 2008, que reunia merendeiras de 11 cidades de oitos Estados. "Percebendo que eu gostava muito de falar, as merendeiras logo me elegeram sua porta-voz. E, durante o evento, eu fiz questão de dizer que achava o Programa Nutrir interessante porque ele tornava as merendeiras aliadas ao setor pedagógico de suas escolas", relembra ela, afirmando também que é possível que essa desenvoltura tenha sido a responsável por colocá-la como representante de sua classe em todo o país.

Atualmente Rita de Cássia estuda Gastronomia na Universidade Potiguar, sendo bolsista do Proeduc e tendo que pagar a outra metade da mensalidade. Assalariada, a merendeira que já é conhecida em todo o Brasil e que só trabalha meio período na Escola Emília Ramos, falou com a reportagem sobre a possibilidade de conseguir um estágio na sua área. Assim, aumentaria sua renda de apenas um salário mínimo, conseguiria pagar a mensalidade da faculdade com mais folga e seguiria com sua paixão e habilidade na cozinha.