A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP) está promovendo a capacitação para utilização dos instrumentos de vigilância de óbitos materno, infantil, fetal e com causa mal definida. O evento começou nesta manhã (24) no auditório do Hemocentro Dalton Cunha, Tirol.

Participaram da mesa de abertura a Chefe do Departamento de Vigilância à Saúde do Município - Cristiana Souto, Antonieta Marinho- Consultora do Ministério da Saúde, Celeste Rocha – Coordenadora de Promoção em Saúde e Dra. Maria do Carmo – Presidente do Comitê de Mortalidade Materna.

A capacitação é direcionada a todos os técnicos da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, a vigilância epidemiológica, aos responsáveis de cada controle da comissão de infecção hospitalar (CCIH) dos hospitais privados, municipais e estaduais e a atenção básica dos 5 distritos sanitários do município.

“Nosso objetivo é mostrar o novo instrumento de vigilância dos óbitos para se realizar a referida investigação e mostrar o plano de redução da mortalidade infantil. Além disso, queremos capacitar os nossos técnicos, tanto da Secretaria Municipal como a Estadual, mostrando a importância das ações dos diversos níveis de complexidade” Destaca Maria Tereza Holanda – Responsável pela Vigilância Epidemiológica dos óbitos no Município.

O evento iniciou hoje (24) e continua amanhã (25) no auditório do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope).