O dia de amanhã (25) será uma data especial para 15 das mulheres beneficiadas pelo Projeto Mulheres Gerando Renda e Construindo Cidadania. Desenvolvido pelo Departamento da Mulher – DM da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), o projeto proporcionou às costureiras assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Felipe Camarão e às bordadeiras do conjunto Santa Catarina uma oportunidade única: as peças confeccionadas por elas serão o destaque durante a abertura do quarto dia do maior evento de moda do estado – a Natal Fashion Week.

Em menos de duas semanas, as artesãs conseguiram montar os 15 looks que serão desfilados na passarela na ocasião. Todas as manhãs, elas se reuniram no CRAS Felipe Camarão e, com a ajuda das dicas do estilista Wagner Kallieno, deram início à confecção das peças. “Vi de perto o trabalho dessas mulheres e acredito na qualidade da produção. Elas são o que o mercado procura: mão de obra qualificada e eficiente. A chance de expor as peças na NFW vai ser ótima para elas”, afirmou o estilista. A coleção foi buscar suas inspirações nas raízes potiguares – flores típicas da região, como a xanana, e borboletas estamparão as peças.

Segundo a coordenadora do Projeto do DM, Elza Dantas, a idéia é capacitar e familiarizar essas mulheres com o mercado de moda. “Aqui em Natal, o mercado de moda tem uma grande demanda por mão de obra. Estamos lapidando o talento dessas mulheres justamente para colocá-las em contato com o meio”, ressalta. Além disso, a chance de apresentar as peças confeccionadas durante a Natal Fashion Week não só valoriza uma produção genuinamente potiguar, como também a coloca em uma posição de grande visibilidade.

Ao lado das artesãs potiguares, outras grandes grifes vão mostrar durante o evento  as tendências da próxima estação. Nomes como Bagatelle, Collezione, Claudia Simones, Enjoy, Toli, Equus, M. Officer e Maria Bonita Extra dividem a passarela nessa mesma noite.


EXPOSIÇÃO DE ARTESÃOS

Além dos desfiles da coleção elaborada por costureiras e bordadeiras assistidas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) na sexta-feira, a Natal Fashion Week também contará com um lounge montado pela Prefeitura do Natal. Lá, o Departamento de Empreendedorismo da Semtas estará presente com um estande cujas atividades têm início hoje e seguem até o sábado (26), quando o evento se encerra.

Durante esse período, duas assistentes dos Centros Públicos fornecerão informações sobre capacitação e qualificação profissional, além de intermediar contatos entre empresas e trabalhadores. Também haverá uma exposição interativa com representantes de cinco associações de artesãos que participaram do processo de decoração da Natal Fashion Week. Outras duas artesãs estarão produzindo ao vivo, durante todo o evento, peças em bilro e areia.


A diretora do Departamento de Empreendedorismo - DE, Regina Medeiros, ressalta a importância da presença dos artesãos natalenses na NFW. “Eles não estarão ali apenas na condição de expositores. A oportunidade também é de fechar negócios. As peças serão comercializadas diretamente, os artesãos estão abertos a encomendas. É uma forma de dar destaque à produção artesanal local, valorizando-a e propiciando o seu crescimento”, ressalta a gestora.