Promover a troca de experiências, o debate qualificado em torno da prática da leitura literária no sistema de educação público. Esse é o objetivo principal do 3º Seminário Potiguar Prazer em Ler, que será realizado entre os dias 28 e 30 de setembro, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE). O evento é uma parceria entre o Instituto C&A, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (Seec) do Rio Grande do Norte, e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN.

Destinado principalmente aos gestores e educadores, a programação do seminário contará com a participação de renomados autores de literatura infanto-juvenil e de pesquisadores dedicados à pesquisa de literatura e à formação de mediadores de leitura. Durante a abertura do evento, nesta segunda-feira (28), às 17h, duas importantes iniciativas de incentivo e de debate sobre a leitura literária: o manifesto “Por um Brasil Literário” e o concurso “Escola de Leitores”.

Para a Secretária Adjunta de Gestão Pedagógica da SME, Tânia Leiros, a leitura é uma das ferramentas fundamentais para o aprendizado, desde a mais tenra idade. “Vejo este seminário como uma excelente oportunidade para incentivar os professores a inocular a prática da leitura não só na sala de aula, mas também nos muros da escola”, destacou.

A programação completa do Seminário Potiguar Prazer em Ler pode ser acessada na página do IDE na internet: http://www.ideducacao.org.br