A titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa, e o secretário adjunto do trabalho, Alcedo Borges, estiveram reunidos durante o almoço nesta sexta-feira (25) com o coordenador do Programa Projovem e técnico do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Lenilson Oliveira. O gestor brasiliense chegou na quinta-feira a Natal e para discutir durante o encontro os planejamentos para a implantação do Programa Projovem Trabalhador no município.

Em Natal, o Programa Projovem Adolescente conseguiu este ano atingir a meta de 2.050 beneficiados, que até o ano passado não passava dos 400, além de implantar novos núcleos e investir em infraestrutura, aquisição de fardamentos e cartões de transporte para os adolescentes atendidos. O próximo passo a ser dado será a implantação do Projovem Trabalhador, que deverá beneficiar 2.000 adolescentes natalenses.

O Programa tem como objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Será desenvolvido em parceria com a sociedade civil e iniciativa privada, visando estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e visão empreendedora. Atenderá jovens desempregados com idade entre 18 e 29 anos, que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. Os beneficiados receberão um auxílio mensal de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de freqüência. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula.