Um grupo de quinze costureiras e bordadeiras beneficiadas pelo projeto “Mulheres Gerando Renda e Construindo Cidadania”, da Prefeitura do Natal, por meio do Departamento de Mulheres da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), apresentaram na noite desta sexta-feira (25), uma produção exclusiva durante a nona edição do Natal Fashion Week, maior evento de moda do Rio Grande do Norte. O desfile foi encerrado neste sábado (26), no Natal Shopping Center.

Ao todo, quinze modelos produzidos pelas costureiras foram apresentados como destaque. Para a prefeita Micarla de Sousa são em eventos como este que as artesãs, todas dos bairros de Felipe Camarão e Santa Catarina, podem mostrar seu talento. “A administração municipal está sempre aberta para contribuir e dar mais oportunidades às artesãs da cidade, que podem mostrar o conhecimento que possuem em um evento de grande porte”, disse Micarla.

Os modelos foram produzidos sob a supervisão do estilista Wagner Kallieno, que enfatizou a importância da visibilidade de um desfile como este. “No Natal Fashion Week as costureiras e bordadeiras podem aproveitar a grande vitrine que é o evento, e mostrar o seu conhecimento junto a importantes grifes locais e nacionais”.

Para a secretária Rosy de Sousa, titular da Semtas, mais do que divulgar o talento das costureiras e bordadeiras, o desfile é uma forma de aumentar a auto-estima das beneficiadas pelo projeto. “Além de tudo isso, ainda proporciona uma oportunidade de trabalho e geração de renda para elas, que são oriundas de famílias carentes”, destacou a secretária.

Na passarela uma coleção de vestidos predominantemente brancos, com bordados que remetem a natureza nativa da cidade do Natal, como a tradicional flor xanana, que é encontrada em praticamente todas as regiões da capital potiguar.