A saúde do trabalhador informal da praia de Ponta Negra mereceu atenção especial da Prefeitura do Natal no último fim de semana, dias 26 e 27. Com diversas ações que possibilitaram resgatar a cidadania dos trabalhadores que atuam na praia, as secretarias municipais levaram até eles um mutirão de serviços de saúde, lazer e qualificação profissional.

Coordenado pela Secretaria Muncipal de Saúde (SMS), o projeto “Promoção à Saúde do Trabalhador Informal da Praia”, foi promovido durante o sábado e domingo na Rua Erivan França, na praia de Ponta Negra. Tendas foram montadas no local para abrigar as ações da Prefeitura do Natal e dos parceiros Sebrae, Hemonorte, Hemocentro, Hemovida e Grupo de Apoio a Criança com Câncer (Gacc).

Centenas de atendimentos foram realizados e os trabalhadores aprovaram a iniciativa que levou médicos, dermatologistas e oftamologistas, além de orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos masculinos e femininos, exposição dialogada de métodos contraceptivos, verificação de pressão arterial e de glicose. A Vigilância à Saúde realizou atividades educativas sobre a qualidade da água, alimentação saudável em restaurantes e inspeções sanitárias de alimentos que são comercializados na praia. Os dermatologistas Arnóbio e Leonardo Pacheco também deram palestra sobre prevenção de câncer de pele.

Em visita ao evento, a secretária Municipal de Saúde, Ana Tânia Lopes Sampaio, destacou a importância dessa iniciativa para o bem da saúde do trabalhador da praia. “Essa parceria vai permanecer em Ponta Negra e levaremos para outras praias da cidade, pois precisamos incluir todos os trabalhadores informais nas ações de promoção a saúde”, disse Ana Tânia.

Também participaram as secretarias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Serviços Urbanos (Semsur) e da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel) e a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana). O Hemovida e o Hemocentro estiveram juntamente com o Gacc realizando cadastro de doadores de médula óssea e o Sebrae promoveu palestras de empreendedorismo individual. O evento teve total apoio da Associação dos Trabalhadores Informais de Ponta Negra (Atipon).