A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que participou entre os dias 22 e 26 de setembro do 6º Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), voltou com a possibilidade de o município do Natal sediar a próxima edição do evento, a ser realizada em 2011. Os contatos foram mantidos durante a participação de Natal como única representante do Nordeste no evento que reúne congressistas e palestrantes de diversas partes do mundo, sendo um fórum internacional de discussões importantes sobre a temática de meio ambiente.

Ainda em Curitiba, a comitiva da Semurb participou de uma reunião com os gestores de Unidades de Conservação da Região Nordeste, onde foi discutida a criação de um movimento em defesa da candidatura de Natal. O secretário adjunto, Ariosto Costa, manteve contato com o presidente do Boticário, Miguel Gellert Krigsner, e com o Secretário de Meio Ambiente de Curitiba, José Antônio Andreguetto, e reforçou as potencialidades de Natal para sediar o evento daqui a dois anos.

Antes de voltar para Natal, os técnicos da semurb visitaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba. O secretário adjunto, Ariosto Costa, e o diretor do Departamento de Ação Sócio-Ambiental, José Petronilo, se reuniram com a equipe curitibana formada pelo assessor Ideraldo Adamovicz e pela coordenadora de Planejamento e Projetos, Francisca Junçara.

Os anfitriões apresentaram vários projetos em execução pela Secretaria de Meio Ambiente local como os incentivos para criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) nas Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), bem como a criação de um trabalho de referência realizado da execução do instrumento da Transferência de Potencial Construtivo. A idéia é utilizar o potencial de um terreno localizado em Zona de Proteção Ambiental em outra área da cidade, viabilizando, dessa forma, a preservação das áreas inseridas em ZPAs.