Uma reunião nesse domingo (27) entre a secretária de Saúde de Natal, Ana Tânia Lopes Sampaio, e lideranças comunitárias e profissionais da Unidade de Saúde de Felipe Camarão resultou na decisão de reabrir, dentro de 30 dias, a maternidade da unidade.

Os funcionários e líderes da comunidade apoiaram a iniciativa da Secretaria de Saúde em reabrir o local, apenas depois de tudo reformado. O secretário adjunto Silvio Eugênio, que está à frente da reforma, esteve com a equipe de engenharia fazendo uma vistoria no prédio e o relatório final apontou a necessidade de alguns ajustes na rede hidráulica.

Perguntado sobre o prazo para entrega do prédio, ele explicou que 60 dias era o previsto, mas afirmou que “a equipe não está insensível à situação da comunidade, mas não é certo ficar fazendo remendos, pois nunca o problema vai ser resolvido“. Segundo informou, a demora também é porque o local deve se adequar às normas da Covisa.

Apesar do relatório apontar 60 dias para a entrega, a secretária Ana Tania pediu um prazo menor, mesmo que para isso aumente o número de trabalhadores no local. “Eu vou fazer uma reunião com toda a equipe da secretaria e com a Prefeita Micarla de Sousa, para expor a necessidade de diminuir esse prazo, não quero mais que 30 dias para que a unidade esteja em pleno funcionamento” afirmou a secretária.

Depois de questionamentos, pedidos e explicações, os líderes comunitários e funcionários aceitaram a reabertura da maternidade, que deve ser entregue no prazo de 30 dias. Já o pronto atendimento só será totalmente reaberto quando for fechada a escala de médicos. Enquanto isso, será aberto o serviço ambulatorial.