O para-atleta Clodoaldo Silva tomou posse na tarde desta quarta-feira (30), como chefe do Setor de Assistência aos Para-Atletas da Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel). A solenidade ocorreu na Fundação Capitania das Artes (Funcarte) e representa um marco no executivo municipal natalense, que passa a ter um setor focado no desenvolvimento do esporte voltado para as pessoas com deficiência física.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, considerou a posse de Clodoaldo Silva um marco para a cidade, por demonstrar a valorização de pessoas muitas vezes discriminadas pela sociedade. “Você terá o desafio de fazer com que os recursos públicos sejam destinados de forma não assistencialista para os para-atletas, mas de tal forma que contribuam na inclusão deles na sociedade, de igual para igual com todas as demais pessoas”, destacou a prefeita do Natal.

Entre as atribuições do maior medalhista paraolímpico do mundo, considerado “hors concours” pelo Comitê Paraolímpico Internacional, está a de incentivar o esporte para este público, tanto em relação aos que já são atletas, como também dar oportunidades para jovens que possam se transformar em grandes nomes do paradesporto.

“Também pretendo criar uma equipe de treinadores das modalidades já desenvolvidas, assim como estimular a prática de outros esportes”, revelou Clodoaldo. No Rio Grande do Norte, os cerca de 300 para-atletas que estão em nível de competição atuam em nove modalidades esportivas diferentes, como natação, na qual o empossado se destacou mundialmente.

Eles fazem parte de entidades como a Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN (Sadef) e do Centro de Apoio da Pessoa com Deficiência (Cadef), que estimulam a participação desse público no esporte e que também serão procuradas como entidades parceiras para desenvolver trabalhos junto à nova pasta da Sejel.

Clodoaldo disse que, além de focar seu trabalho no crescimento do paradesporto em Natal, estimulará o surgimento de políticas públicas que contribuam para melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência na capital potiguar, como, por exemplo, a questão da acessibilidade das vias públicas e o fim do preconceito.

O titular da Sejel, Tertuliano Pinheiro anunciou o projeto da criação em Natal do primeiro centro brasileiro de desenvolvimento de para-atletas. “As atribuições da Sejel não são apenas de cuidar do futebol da cidade e da manutenção do estádio Machadão, mas também de estimular a prática de outras modalidades esportivas, daí a importância desta nova pasta para dar um maior incentivo aos para-atletas”, ressaltou o secretário.

Compareceram à solenidade, a secretária estadual de Esporte, Magnólia Figueiredo; o vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Luís Cláudio; os presidentes da Sadef, Eduardo Gomes; e da Cadef, José Rosélio Vilar; além de secretários municipais e para-atletas. Também tomou posse, como assessora especial da nova pasta da Sejel, a jornalista Rafaela Azevedo.