Incentivar a importância da educação ambiental e o cuidado com a comunidade. Esse é o foco principal da proposta pedagógica do Centro de Municipal de Educação Infantil Francisca Anastácia de Souto, que será inaugurado nesta quinta-feira, 1º, às 15h, no bairro de Nazaré. 

O Cmei Francisca Anastácia tem capacidade para atender 52 crianças, entre 2 e 5 anos de idade, divididas em três turmas de Ensino Infantil de nível 1, 2 e 3, em tempo integral. A equipe pedagógica conta com sete educadoras.

 O diferencial do Centro Francisca Anastácia é a preocupação com o meio ambiente, refletida no projeto "Eu, Você e o Mundo". Desenvolvido pela própria equipe do Cmei, o projeto trabalha conceitos ecológicos como biodiversidade, a importância da reciclagem e a preservação do verde.

O projeto se divide em três temas, que são abordados em sala de aula de acordo com o nível da turma. Na turma de nível 1, o tema a ser trabalho será “Eu, Você e o Mundo: Identidade e Autonomia”; na de nível 2, “Meio Ambiente: Realizando e Reciclando”; e na de nível 3, “Meio Ambiente e Biodiversidade: Animais e Plantas”.

O início das aulas está programado para a próxima segunda-feira, 5, mas o trabalho da equipe do Francisca Anastácia começa antes. Nesta sexta-feira, 2, será realizada uma reunião com os pais para apresentar as propostas e projetos pedagógicos, além de um termo de compromisso entre a escola e a comunidade.

“Nossa proposta é educar as crianças para a importância do verde para que elas próprias possam conscientizar os pais e eles entendam a importância desse trabalho”, destaca a diretora do Francisca Anastácia, professora Edinara Silva de Menezes.