“Fazer o diferencial com responsabilidade na educação das crianças.” De acordo com a diretora Ednara Silva de Menezes, esse é o foco do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Francisca Anastácia de Souto, inaugurado na tarde desta quinta-feira (1º), no bairro de Nazaré.

Este foi o 16º Cmei entregue na gestão da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, que durante a solenidade de inauguração fez questão de reafirmar sua prioridade com a educação das crianças da capital potiguar. “Quando iniciei minha gestão, em janeiro deste ano, constatei que parte das antigas creches públicas do município do Natal estava sem condições adequadas para atender às crianças”, afirmou a chefe do executivo.

Sendo assim, a prefeita Micarla de Sousa, junto ao titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Elias Nunes, e sua equipe técnica, investiram R$ 1 milhão em recursos públicos para a reforma de 29 Cmeis.

“E nossa colheita será melhor quando tivermos no futuro os frutos destas crianças conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos”, ressaltou Micarla de Sousa. Ela anunciou ainda que, a partir da próxima semana, terá início a entrega do fardamento para os alunos dos Cmei´s, assim como já foi feito para os estudantes das escolas municipais de Natal.

Estrutura

Segundo a diretora Ednara Silva, o Cmei Francisca Anastácia de Souto atenderá a partir de segunda-feira 52 alunos, distribuídos em três salas de aulas para os níveis I, II e III. As crianças terão ainda uma área de lazer com playground e escovódromo. Trabalharão nesta estrutura sete educadoras, um ASG, um vigia, uma coordenadora pedagógica e a diretora.

“Este Cmei antes funcionava em outro prédio, na creche Nívia Tinoco, também no bairro Nazaré, mas sem as condições adequadas para o atendimento às crianças. Viemos agora para um novo local, que foi todo reformado”, informou a diretora Ednara Silva. O espaço atual oferece três novos banheiros, sendo que dois deles adaptados para crianças. A área de lazer ganhou um gramado, além de ser colocado piso na área de entrada e em uma das salas de aula.

As crianças que serão atendidas no mais novo Cmei entregue pela prefeita Micarla de Sousa terão um diferencial quanto ao projeto pedagógico do estabelecimento de ensino, que é a preocupação com a conscientização, em relação à preservação do meio ambiente. Durante as aulas serão tratados temas como reciclagem e biodiversidade, tudo isso feito dentro de uma linguagem adaptada ao universo infantil.

Também compareceu à inauguração a filha da homenageada com o nome do Cmei, Anne Juliette de Sousa, além de uma irmã e uma neta. “Minha mãe tinha a educação na alma e no coração e dedicou 30 anos de sua vida à educação infantil”, destacou Anne Juliete.