Um grupo de policiais ambientais de vários municípios do RN e dos estados do Ceará e da Paraíba visitaram na manhã desta sexta-feira (2), a Unidade de Conservação Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que está sob a administração da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O objetivo do encontro foi fortalecer a integração entre as forças de segurança ligadas à defesa do meio ambiente.

O grupo foi recepcionado pelo secretário adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Ariosto Costa, que disponibilizou uma equipe para acompanhar na visitação às trilhas do parque, de uso público – pavimentadas, como também nas utilizadas no manejo das espécies e de operações de fiscalização da Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1).

Segundo Ariosto Costa, a integração entre as forças de segurança ambiental é de extrema importância, e essa visita contribuiu para aproximar e fortalecer as organizações que atuam na proteção do meio ambiente, fundamentais para execução das políticas de preservação adotadas pelo poder público, explica.

Já de acordo com comandante da Grupo de Ação Ambiental Municipal (GAAM), supervisor Maia, a idéia surgiu dentro do curso de Segurança Ambiental, da Companhia Independente de Proteção Ambiental do RN (Cipam), do qual membros da Guarda participaram.

Além dos policiais e guardas ambientais participaram da visita, o comandante geral da Guarda Municipal, João Gilderlan, o diretor do Departamento de Conservação e Recuperação Ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi, e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

Digite a notícia aqui