A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) participa nesta sexta-feira (2) do Seminário de Fortalecimento da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no RN. O evento está sendo realizado no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - Cemure e segue até as 17h30. A realização é do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual, em parceria e com o apoio da Semtas e demais instituições do poder público e ONG’s envolvidas na temática.

A coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE, Verônica Dantas, e a coordenadora do Departamento de Proteção Social Básica – DPSB, Lizandra Brito, juntamente com técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras), dentre outros profissionais, participam do seminário. Ao todo, são 60 que integrarão oficinas e formarão grupos de trabalho para discutir e definir um fluxograma de atendimento às vítimas infanto-juvenis da violência sexual.

“Queremos articular todos os órgãos responsáveis para que a criança e a família encontrem um caminho simplificado até a proteção social que o município deve assegurar. Vamos afinar essas instâncias através deste Seminário”, destaca a coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual, Sayonara Dias.

Além dos 60 profissionais da Semtas envolvidos no Seminário, outros 60 jovens oriundos de programas socioassistenciais da Semtas acompanham as discussões. “É importante que eles opinem e nos ajudem a atuar da melhor maneira possível, garantindo o bem-estar deles. E não somente isso, eles também atuarão como multiplicadores do que for discutido aqui”, ressalta a coordenadora do DPSE.

O Seminário faz parte do esquema de fortalecimento do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual, e já foi realizado em outros três municípios polo do estado – Umarizal, Mossoró e Caicó. Instituições como o Ministério Público, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ONG Canto Jovem, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Consec) e secretarias municipais e estaduais de saúde, educação e assistência social também participam do evento.