O Dia das Crianças, 12 de outubro, será uma data especial para os pequenos cidadãos assistidos pelo Programa Cozinha Solidária, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Todas as seis unidades onde funcionam o programa prepararam comemorações para celebrar esta etapa fundamental da vida, em confraternização com a família e agentes comunitários.

As duas primeiras festas serão realizadas na Cozinha Solidária do Mosquito, a partir das 13h30, e no Parque Floresta, a partir das 15h30, na próxima segunda-feira (5). No dia 7, será a vez das crianças que participam do programa em Felipe Camarão e Guarapes. No dia 14 de outubro, a Cozinha Solidária da África, a partir das 13h30, e a do Alto da Torre, a partir das 15h30, também festejam a data. Na programação, doação de presentes e apresentação de peças teatrais fica por conta de um grupo de voluntários da UFRN, que também organizarão brincadeiras para fazer a alegria da criançada. Além disso, haverá também lanche e distribuição de lancheirinhas.

Segundo a coordenadora do Programa Cozinha Solidária, Janaína Reis, momentos como esses são uma ótima oportunidade de união para as crianças assistidas e suas famílias. “São crianças muito carentes, oriundas de comunidades sem infraestrutura. Elas ficam muito felizes durante as datas comemorativas, são oportunidades de descontração e alegria. Passamos o ano inteiro acompanhando o desenvolvimento de cada uma, no trabalho constante de combate à desnutrição para que cresçam com saúde”, enfatiza a coordenadora.

O Programa Cozinha Solidária atua em seis unidades distribuídas em zonas onde há alto índice de desnutrição. Localizado nas comunidades do Alto da Torre, África, Parque Floresta, Mosquito, Felipe Camarão e Guarapes, o programa tem por objetivo combater a desnutrição e promover qualidade de vida através do fornecimento de uma alimentação balanceada a crianças de seis meses a seis anos e meio de idade. Os beneficiados recebem seis refeições diárias elaboradas sob medida, e são acompanhados por nutricionistas e assistentes sociais. As mães também são assistidas com cursos de educação nutricional.