O Programa Beleza da Gente, desenvolvido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), irá qualificar ainda esse ano 50 mulheres. Elas estão sendo beneficiadas com um curso de cabeleireiro, resultado da parceria firmada entre Prefeitura do Natal e a empresa Inoar, que desenvolve produtos do ramo e realiza um programa social intitulado Beleza Solidária. O curso foi planejado em conjunto com o Departamento das Mulheres (DM) e Departamento de Qualificação Profissional (DQP) da Semtas, que selecionaram as mulheres, preferencialmente chefes de família que morem em comunidades menos favorecidas, respeitando a vocação e o perfil de cada uma. As aulas, que já estão em curso, seguem até o dia 10 de dezembro.

São duas turmas com 25 alunas, uma pela manhã e outra no horário da tarde, e carga horária que atinge 200h. A idéia é capacitar mulheres carentes para o exercício da profissão de cabeleireiro, garantindo a elas uma fonte de renda que as torne independentes financeiramente, e ainda que estimule iniciativas empreendedoras. Além de módulos técnicos relativos à profissão, as mulheres também aprendem a se relacionar com o cliente e gerir seu próprio salão. "Esse é um projeto novo e inovador. Fomos buscar parcerias para oferecer as melhores condições e oportunidades para as mulheres natalenses que mais precisam, e estamos certos de que esse momento positivo é só o primeiro de muitos outros", ressalta a secretária da SEMTAS, Rosy de Sousa.

Para dar o pontapé inicial nos negócios, a Inoar oferece a cada mulher um kit com produtos da empresa, totalizando uma doação de mais de R$ 20 mil. Para aprender a utilizá-los e conquistar bons resultados, elas receberão orientações de técnicos capacitados pela Inoar. A capacitação dos técnicos irá até amanhã sexta-feira (9), sempre das 8h às 12h e das 13h às 16h. Maria Rita,  representante da empresa, está em Natal para instruir os oito técnicos que atuarão como multiplicadores nos cursos. “É um prazer ter a oportunidade de participar de um processo tão construtivo na vida dessas mulheres, tenho certeza que a partir de agora eles poderão ver várias portas se abrindo no mercado de trabalho. A doação dos produtos de beleza é importante para alavancar o trabalho, mas só isso não basta, por isso estamos empenhados na capacitação dos técnicos para que eles funcionem como multiplicadores dos conhecimentos", explica a representante da Inoar.