A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio da Vigilância Sanitária, promove a Semana do Alimento com o tema “Cinco Pontos-chave para Alimentação Segura”, de 13 a 16 (terça a sexta) de outubro, em diversos locais da cidade, participando da Mobilização Nacional em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.

Na ação, a Vigilância sanitária estará nas feiras livres, escolas públicas municipais, shopping centers e associações de bairros, desenvolvendo atividades educativas com distribuição de folders e dando orientações sobre alimentos seguros à população local.

Os integrantes do Projeto Vigilante Mirim (agentes multiplicadores das ações da Visa – Natal) participam da mobilização levando a ação educativa para as escolas, família e comunidade.

A medida visa reduzir o número de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), seguindo a orientação da Organização Mundial da Saúde, que enfatiza a necessidade de informar à população com uma maior abrangência, medidas simples de higiene e cuidados na manipulação de alimentos.

Os Cinco Pontos-chave para uma Alimentação Segura: Manter a higiene; Separar os alimentos crus dos cozidos; Cozinhar bem os alimentos; Manter os alimentos em temperaturas seguras; Utilizar água tratada e ingredientes seguros.

A Vigilância Sanitária nesta ação tem a parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa; Vigilância Sanitária Estadual – Suvisa; universidades, conselhos comunitários e Supermercados Nordestão que estarão disponibilizando as lojas Cidade Jardim, Salgado Filho, Tirol, Alecrim, Igapó e Santa Catarina para a mobilização da SMS.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO ALIMENTO – Ação Educativa/ VISA/SMS

Dia - 13 / 10 (terça) – 9h às 12h – VISA Natal – Supermercado Nordestão - Petrópolis

Dia – 14/10 (quarta) – 8h às 12h - VISA Natal – Feira do Carrasco

14h30 – Vigilantes Mirins – Escola Municipal Nossa Senhora dos Navegantes - Redinha – ação educativa e cultural (teatro)

Dia – 15/10 (quinta) - 9 h – Vigilantes Mirins - Escola Municipal Santos Reis

11h30 – Plantão VISA Natal - Natal Shopping

Dia – 16 (sexta) – 9h – Vigilantes Mirins – Escola Municipal Vera Lúcia – Parque das Dunas

10h – Vigilantes Mirins – Escola Municipal Luiz Alberto Maranhão