O prefeito Carlos Eduardo se reuniu hoje com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, na sede do banco no Rio de Janeiro para tratar da participação do banco nas negociações com o Movimento Brasil Competitivo que também envolve o BNDES na captação dos recursos que irão bancar a contratação das consultorias que irão atuar junto a Prefeitura. O presidente do BNDES elogiou a iniciativa da Prefeitura de aderir ao MBC e, segundo o prefeito, se mostrou conhecedor da realidade administrativa e financeira deixada no final do ano passado. Luciano Coutinho entrou em contato telefônico com Erick Camarano, diretor presidente do MBC, e o banco irá se juntar ao MBC no trabalho de captar as doações que possibilitarão contratar as consultorias.

Luciano Coutinho estava acompanhado do chefe de Gestão Pública do BNDES, Marcelo Fernandes, que tem vindo a Natal e negociado com o município alguns produtos do banco que atendem as necessidades da Prefeitura na área de gestão e conhece as iniciativas do município para recuperar a cidade.

O prefeito Carlos Eduardo se mostrou confiante de que será possível captar os recursos para realizar os trabalhos de auditoria na folha, melhorar a qualidade do gasto público e incrementar a receita sem aumento de impostos, além da consultoria na reforma administrativa do município. “Acredito que antes dos seis meses da administração, estaremos com essa consultoria trabalhando para fazer a gestão profissional que buscamos a fim de recuperar a capacidade de investimento do município”, disse o prefeito. “É muito importante o apoio do presidente do BNDES que mostrou seu pragmatismo e sua visão de gestão”, completou o prefeito.

Além desse assunto a audiência com o presidente do BNDES serviu para agilizar os passos para que Natal seja contemplado com o PMAT (Programa de Modernização Administrativa) que o banco instituiu e que disponibiliza recursos para várias ações e projetos que têm como foco a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelo município.

Outro assunto tratado na audiência com o diretor da área de infra-estrutura social e meio ambiente do banco, Guilherme Lacerda, foi sobre um projeto da Urbana para criar quatro Centrais de Triagem para Material Reciclável, uma em que região da cidade, a fim de garantir uma melhor logística para o trabalho dos catadores antes da comercialização do material reciclável. Já foram feitas oficinas de trabalho com os catadores e os terrenos que poderão receber essas centrais foram identificados. Agora, segundo o prefeito, uma equipe de técnicos do BNDES virá a Natal para visitar os terrenos e auxiliar a preparação da carta-consulta. “É um trabalho interessante que moderniza a relação com os catadores de recicláveis, dá melhores condições de trabalho e, portanto, significa geração de empregos, além do aspecto ambiental que carrega”, diz Carlos Eduardo.