A Prefeitura do Natal, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, promoveu na tarde desta terça-feira, 21 de outubro, um passeio  pelo Rio Potengi no Barco escola Chama Maré, com alunos da Escola Municipal Vera Lúcia, integrantes do Projeto Vigilante Mirim. A iniciativa foi organizada pela Vigilância Sanitária (Visa) de Natal.

O barco partiu do Iate Clube de Natal, percorreu o trecho no sentido Fortaleza dos Reis Magos, Boca da Barra, passando pela Redinha, Cemitério dos Ingleses, Gamboa Jaguaribe, Ponte Ferroviária de Igapó, voltando pela Base Naval até o local do embarque.

A Visa de Natal proporcionou durante uma hora e meia, uma atividade prática educativa, onde cerca de 40 Vigilantes Mirins, acompanhados por uma equipe multidisciplinar assistiram uma aula sobre Natal, o Rio Potengi, abordando aspecto histórico – culturais, econômicos, ecológicos e sociais.

O Vigilante Mirim Paulo José, 10 anos, achou o passeio muito interessante e cheio de riquezas naturais. “Esse passeio é importante e estimulador. Volto para casa com uma bagagem de conhecimento, vejo que devo preservar o meio ambiente, as riquezas da nossa terra. Agora, onde eu estiver vou passar esses conhecimentos para o  ambiente familiar e social, porque sinto que tenho que dar minha contribuição como cidadão. Declarou Paulo.

Os Vigilantes Mirins são alunos das escolas municipais que participam do Projeto como agentes multiplicadores das ações de Vigilância Sanitária de Natal.

No final do percurso ainda navegando pelo Rio Potengi, um dos monitores recitou a poesia, “A Cidade Vista do Rio”, de Dorian Gray, que narra o encanto das belezas do Rio Potengi.