Na manhã dessa terça-feira tem início a 11ª Edição da Mostra de Arte e Cultura e Conhecimento (Marco) da Secretaria Municipal de Educação (SME) que ocorre integrada à 15ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – Cientec 2009, na Praça Cívica da UFRN. Considerado um dos eventos de maior relevância da educação municipal a Marco procura ser um ambiente de “socialização e culminância” de projetos pedagógicos que são desenvolvidos dentro das escolas municipais. O tema desse ano será Múltiplas linguagens – a escola no mundo.

“É uma oportunidade singular de fortalecimento dos vínculos afetivos, entre a escola, a SME e a comunidade, considerando que contamos com a participação de pais, educadores, educadores infantis, gestores de escola, assessores técnico-pedagógicos, técnicos da SME e a sociedade natalense como um todo”, destaca Kátia Maria Pereira, presidente da Comissão Organizadora.

A Marco visa dar continuidade à discussão da relevância da leitura e da escrita, incentivando ações políticas e pedagógicas mais focalizadas nessas ferramentas, na intenção de colaborar com a formação de leitores mais competentes, letrando-os para a vida. Esse ano o evento que irá até o próximo sábado, 24 de outubro, também está integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia que tem por finalidade mobilizar crianças, jovens e adultos em torno de atividades que valorizem a atitude científica e a inovação.

Programação

A programação da XI Marco prevê a realização de oficinas interativas, apresentações artístico-culturais, exposições em estandes e da rádio Jovem Marco. De uma forma geral, a todas as produções de conhecimento das diferentes áreas do conhecimento cujas aprendizagens foram construídas e realizadas na escola, tendo como base a temática das “Múltiplas linguagens – a escola no mundo”.

Participam do evento 70 escolas do ensino fundamental, 57 Centros Municipais de Educação Infantil, 46 escolas do projeto Pré-Escola Para Todos, 6 Escolas conveniadas pelo FUNDEB, além do Núcleo de Apoio à Criança e aos Adolescentes, ADOTE e Clinica Heitor Carrilho. De acordo com a Comissão Organizadora, a expectativa é que o evento receba a vista de 58 mil estudantes e 5 mil educadores durante os cinco dias de programação.