Após oito semanas consecutivas registrando variações positivas, nesta semana o custo do cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal apresenta variação negativa.

Com efeito, os preços caíram, em média, 0,68%, em relação à semana passada. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que estava cotado em R$ 350,14 na primeira semana se outubro, caiu para R$ 347,76.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais dezenove (19) subiram esta semana e vinte e um (21) sofreram redução.

Nesta semana os produtos industrializados e semi-elaborados caíram 0,76%, e os produtos de higiene e limpeza, -0,58%. Já os legumes, frutas e verduras registram ligeiro aumento de 0,08%.

As maiores reduções da semana foram observadas na laranja pera (caiu 13,0%), cebola pera (-11,1%), banana pacovã (-10,8%), queijo de coalho (-8,6%), pão francês (-8,6%), farinha de mandioca (-7,6%), tomate (-6,4%), e açúcar cristalizado (-5,7%).

Por outro lado, dentre os produtos que registraram aumento de preço nesta semana, destaque para o chuchu (subiu 29,5%), alface (+26,8%), macaxeira (-+12,9%), margarina vegetal de 250g (+7,8%), frango congelado (+5,9%) e ovos brancos grandes (+5,6%).

Custo da Cesta Básica por Estabelecimento

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL a cesta básica mais barata é a do hipermercado EXTRA – MIDWAY MALL (R$ 304,41), seguido pelo NORDESTÃO – AV. SALGADO FILHO (R$ 321,09). A diferença entre o maior e o menor custo da cesta básica entre os estabelecimentos pesquisados é de 28,0% (o que equivale a R$ 85,64).
Sete (07) dos doze (12) estabelecimentos pesquisados registraram variação negativa esta semana, em comparação à semana passada. Em cinco (05) houve reajuste de preços. O maior aumento foi verificado no EXTRA – Av. Engº. Roberto Freire (+14,3%), e a maior redução ocorreu no HIPER BOMPREÇO – LAGOA NOVA (-8,1%).

As tabelas completas com preços por estabelecimento e produto podem ser encontradas para download na seção "Pesquisa de Preço" do site, bem como no balcão do Instituto Procon Natal, na Central do Cidadão de Ponta Negra (Praia Shopping), que funciona de terça à sexta, das 10 às 22:00, e aos sábados, das 10 às 18:00.