Pela segunda semana consecutiva, a cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal registra variação positiva. Com efeito, os preços subiram, em média, 1,22% nesta segunda semana de março, em relação à semana passada. Nas últimas quatro semanas a cesta básica acumula variação positiva de 0,05%. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que estava em R$ 365,10 na semana passada, subiu para R$ 369,56 (ver gráfico).

A pesquisa é realizada semanalmente pelo PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e sete (27) subiram esta semana e treze (13) sofreram redução.

O alto índice positivo da semana deveu-se, principalmente, ao aumento médio de 1,10% nos produtos industrializados e semi-elaborados, uma vez que estes são os que mais pesam na composição da cesta. Também aumentaram os legumes, frutas e verduras (+2,39%) e os produtos de higiene e limpeza (+1,21%).

Os maiores aumentos da semana ocorreram na batata comum (subiu 26,9%), biscoito de maizena (+10,9%), laranja pera (+8,6%), frango congelado (+7,9%), arroz agulhinha tipo 2 (+5,4%), chuchu (+5,3%) e carne bovina de 2ª (+4,5%).

Por outro lado, dentre os treze (13) produtos que caíram esta semana, destaque para a farinha de mandioca (caiu 8,0%), macaxeira (-4,2%), fubá pré-cozido (-4,1%) e cebola pera (-4,1%).

CESTA BÁSICA ACUMULA VARIAÇÃO NEGATIVA DE 1,17% EM 2011

Apesar dos aumentos verificados nas duas primeiras semanas de março, ainda assim o custo da cesta básica registra redução em relação ao final de dezembro de 2010 (acumulado negativo de -1,17%), índice este provocado pela redução média de 3,0% nos produtos industrializados e semi-elaborados. Por outro lado, os hortifrútis subiram 16,0% em 2011, e os produtos de higiene e limpeza, +3,7%.

VARIAÇÃO DOS PREÇOS NAS PRIMEIRAS DEZ SEMANAS DE 2011

Produtos industrializados e semi-elaborados....... - 3,0%
Legumes frutas e verduras...................................... + 16,0%
Higiene e Limpeza..................................................... + 3,7%
Variação média........................................................... - 1,17%

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL, a cesta básica mais barata no dia da pesquisa era a do supermercado SERVEBEM – CIDADE DA ESPERANÇA (R$ 340,91), seguido pelo supermercado NORDESTÃO – SALGADO FILHO (R$ 344,09).

Dos doze estabelecimentos pesquisados pelos PROCON NATAL, seis apresentaram variação negativa, e seis, variação positiva. A diferença percentual entre o maior valor e o menor valor da cesta básica nos diversos estabelecimentos é de 20,4%, o que significa possibilidade real de economia no bolso do consumidor.

Outra constatação da pesquisa é que a cesta básica custa, em média, cerca de 4,0% mais barato nos supermercados do que nos hipermercados (R$ 362,44 e R$ 376,69, respectivamente).

As tabelas completas com preços por produto e estabelecimento estão disponíveis para download ou visualização na seção "Pesquisa de Preço" deste site