A exposição “Passagem: uma estética de amor”, que reúne 27 obras da autoria de adolescentes acolhidos pela Casa de Passagem III, tem rendido bons frutos em pouco tempo. Desde terça-feira (13) da semana passada, os trabalhos em giz de cera, colagem e lápis de cor adornam as paredes do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão e encantam os visitantes. As obras mostram um pouco do universo de jovens como Júlia, Carlos Augusto, Jaqueline, Jefferson e Kaline, que estão ou já estiveram sob os cuidados do abrigo coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Segundo o curador da exposição e arte educador da Casa de Passagem III, Manoel Barros, uma das obras foi vendida logo na primeira noite. O quadro em papel canson, intitulado “A Favela”, de autoria de Júlia, retrata através de mosaicos coloridos o cenário do Passo da Pátria. “Parte do dinheiro da venda ficou com a própria autora. É uma forma de valorizar seu trabalho, contribuir para a autoestima e encorajar o desenvolvimento de habilidades. O restante será investido na aquisição de mais material para realização das oficinas”, informa o arte educador.

Até a próxima quarta-feira (28), quando a exposição chega ao fim, estarão sendo vendidos cartões postais que estampam dez dos trabalhos atualmente no MCP. O preço definido de R$ 5 para cada cartão também servirá para dar continuidade às oficinas de artes plásticas realizadas dentro da Casa de Passagem III e, quem sabe, revelar novos talentos. Mais de 15 cartões postais foram vendidos até agora e o professor Manoel Barros está otimista. “O público tem recebido os trabalhos muito bem. É uma nova percepção que eles adquirem, tanto da Casa de Passagem como dos jovens abrigados”, ressalta.

O MCP Djalma Maranhão abre suas portas sempre das 9h às 17h, de segunda a sexta, e das 10h às 16h, nos sábados, domingos e feriados.