A Secretaria Municipal de Saúde de Natal em parceria da UFRN participa neste sábado 24 de outubro, da XV de Ciências, Tecnologia e Cultura - CIENTEC com um stand na Praça Cívica do Campus – UFRN.

O stand estará montado durante o dia todo com exposição sobre o Programa da Tuberculose oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. O stand terá apresentação de vídeos, exposição de banner, distribuição de panfletos e orientações sobre a doença com os alunos e professores da UFRN para a população.

A secretária municipal de saúde de Natal prestigia o encontro à tarde, onde estará colaborando com as orientações de prevenção sobre tuberculose.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza tratamento nas unidades de saúde. Entre o ano de 2007 a 2008 a SMS identificou 404 casos, desses a maioria foi tratado e curado.

A SMS continua em busca de identificar novos casos para o devido tratamento. Qualquer pessoa que estiver com tosse com sintoma respiratório (tosse há três semanas) deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para iniciar o tratamento.

Tuberculose:

Doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis.

Sintomas

Tosse crônica (o grande marcador da doença é a tosse durante mais de 21 dias); febre; suor noturno (que chega a molhar o lençol) dor no tórax; perda de peso lenta e progressiva; quem tem tuberculose não sente fome, fica anoréxico (sem apetite) e com adinamia (sem disposição para nada).

Tratamento

A prevenção usual é a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doença. Se houver a contaminação, o tratamento consiste basicamente na combinação de três medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida. O tratamento dura em torno de seis meses. Se o tuberculoso tomar as medicações corretamente, as chances de cura chegam a 95%. É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam.