Duas ambulâncias reservas de Suporte Básico e Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Natal, além de outras 03 ambulâncias de pequeno porte cedidas pelo Governo do Estado, serão utilizadas durante os 4 dias de Carnatal para o atendimento às possíveis vítimas do evento.

O trabalho dos profissionais do Samu, órgão da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, só é possível graças à parceria da instituição com a Destaque Promoções, que custeia o pagamento dos plantões a todos os funcionários cedidos pelo Samu Natal.  Todos eles estarão fora da escala do órgão, e por isso, são convidados a participar do evento de forma espontânea, já que a presença do Samu em festas de caráter privado é proibida.  “Não temos autorização de disponibilizar as ambulâncias em serviço para esse fim, a não ser nesses termos”, explica Wilma Maria, Coordenadora de Enfermagem do Samu Natal.

Ao todo estarão escalados para trabalhar nos 4 dias de festa 08 médicos, 08 enfermeiros, 24 técnicos de enfermagem, 12 seguranças e 08 ASG’s.   O local de atendimento aos pacientes, montado pela Destaque nas proximidades do evento, será equipado com um total de 14 leitos: 10 deles destinados aos casos mais simples, e outros 4 destinados às suturas e ferimentos.

Todos os pacientes serão conduzidos pelas ambulâncias de pequeno porte, dos vários pontos do percurso, para a base improvisada do Samu Natal.  Lá, eles receberão os primeiros atendimentos pelos profissionais que estarão no local.  Depois de uma avaliação clínica adequada, os pacientes que necessitem de atendimento médico especializado serão encaminhados pelas ambulâncias de suporte Básico e Avançado ao Hospital Walfredo Gurgel, em caso de foliões de fora dos blocos, e para o Hospital de Coração, nos casos de ocorrências envolvendo foliões dos blocos.

Pelas estatísticas do evento, 99% dos atendimentos são resolvidos na própria unidade improvisada, e liberados em pouco tempo.  “A maioria são casos de embriaguês, resolvidos com aplicação de glicose e um pouco de repouso”, explica Wilma Maria, Coordenadora de Enfermagem de Samu Natal.   Os casos mais graves registrados durante o evento raramente envolvem foliões dos blocos.  “São geralmente traumas por arma de fogo e arma branca ocorridos entre os foliões da pipoca.  Casos clínicos, como infartos e AVC’s são praticamente inexistentes.”, completa Wilma.

Como toda a estrutura do Samu Natal estará preservada, já que apenas funcionários de folga e ambulâncias backups fazem parte do evento,  o órgão mantém a capacidade profissional de atender aos casos mais graves que ocorram na cidade incluindo o socorro a múltiplas vítimas, por exemplo.  “Todas as nossas ambulâncias continuam posicionadas nos principais pontos da cidade, e na central, médicos, enfermeiros e rádio operadores estarão prontos a prestar  o mesmo atendimento de urgência de sempre.  A população que não vai pular, pode ficar sossegada”, garante Wilma.