O secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Kelps Lima, acompanhou ontem os analistas do Ministério das Cidades, Flávio Uriel de Morais e Martha Maiolino, numa vistoria pelos locais de Natal que são indicados para receber investimentos do Governo Federal visando melhorar o trânsito da cidade para a Copa do Mundo.

Os dois técnicos são responsáveis por analisar os projetos de mobilidade urbana nas cidades escolhidas para sediar a Copa e hoje, em Brasília, vão relatar o que constataram ontem em Natal.

O município de Natal pleiteia vários projetos importantes que tem como principal característica a funcionalidade para a cidade mesmo depois da Copa. “São projetos que vão não só melhorar o fluxo de trânsito e transportes, mas democratizar o desenvolvimento de regiões de Natal que precisam dessa oportunidade para melhorar seus aspectos de mobilidade urbana”, diz o secretário Kelps Lima.

Na visita de ontem, o secretário Kelps Lima levou os analistas do Ministério das Cidades para um circuito que começou na Ribeira, percorreu a Ponte Newton Navarro, Avenida João Medeiros Filho (Estrada da Redinha), Gancho de Igapó, Ponte de Igapó, Bernardo Vieira, Avenida Antônio Basílio, Amintas Barros, Capitão Mor Gouveia, Prolongamento da Prudente de Morais, Avenida Engenheiro Roberto Freire e Via Costeira.

Os técnicos do Ministério das Cidades fizeram duas paradas. A primeira na Avenida Antônio Basílio, altura do Bairro Bom Pastor, onde a via é obstruída pela linha férrea; e a segunda na Avenida Amintas Barros, também no trecho onde ela é interrompida pela linha férrea.

AMINTAS BARROS, ANTÔNIO BASÍLIO E URBANA SÃO PRIORIDADES

Três dos projetos apresentados pela Prefeitura do Natal ao Ministério das Cidades são prioritários. Eles deixam legado positivo no período pós-copa.

A intenção da Prefeitura é preparar a cidade para receber os visitantes que no futuro deixarão de chegar através do Aeroporto Augusto Severo e passarão a desembarcar em Natal pelo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
No Largo da Urbana será construído um complexo com túneis e viadutos que facilitarão o acesso dos veículos através da BR 226, no trecho do Quilômetro 6, até as avenidas Amintas Barros e Antônio Basílio, que se tornarão alternativas para o fluxo conflagrado na Avenida Bernardo Vieira.

Complementando esses três projetos haverá intervenções também na Bernardo Vieira e Capitão Mor Gouveia, que receberão um tratamento melhor de infra-estrutura viária para se tornarem corredores adequados de transporte público.