A Prefeitura do Natal, juntamente com a Secretaria da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel), lança nesta terça-feira (27/10) o projeto “Escola em Campo”, que proporcionará aos alunos da rede pública de Natal informações a respeito do estádio João Machado, o “Machadão”, e de sua história; além de possibilitar uma tarde de diversão, com atividades recreativas e desportivas.

O evento ocorre a partir das 14h30 e contará com a presença da prefeita Micarla de Souza, dos secretários adjuntos da SEJEL, Robson Coelho e Bruno Costa. Cerca de 300 alunos da Escola Municipal Prefeito Mário Eugênio Lira, do Colégio Santa Escolástica e das comunidades do Pajuçara e Salinas, que fazem parte do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), participarão do projeto.

Ao chegar ao estádio, os alunos serão encaminhados para as cadeiras especiais e a programação terá início com uma palestra sobre a história do Machadão, proferida pelo jornalista e pesquisador Everaldo Lopes. Em seguida, o ex-jogador de futebol Danilo Menezes falará sobre sua trajetória profissional e sua relação com o estádio, onde jogou diversas vezes pelo ABC Futebol Clube.

O para-atleta e recordista olímpico, Clodoaldo Silva, que recentemente assumiu o cargo de chefe do Setor de Assistência aos Para-Atletas da Sejel, falará sobre sua carreira e qual a importância da prática esportiva na vida dos estudantes, mostrando que não há limitações para alcançar sonhos e prêmios.

Logo após as palestras, finalizando a programação, haverá sorteio de brindes, distribuição de pirulitos e pipoca, bem como “as crianças terão a oportunidade de conhecer o gramado do Machadão, onde encontrão palhaços, pula-pula e cama elástica, e também poderão jogar totó, queimada, tênis de mesa e futebol”, afirma José Paulo Dantas, responsável pelos eventos da Sejel.

O Projeto pretende funcionar uma vez por mês e atingir todas as escolas municipais da cidade do Natal. Sempre trazendo alegria, descontração, integração e, principalmente educação.

“Através dessa ação, a secretaria participa da construção dos conhecimentos a respeito de uma parte da história do esporte na cidade, além de responsabilidade com os bens públicos, trazendo ainda esperança, motivação, aproximando a sociedade cada vez mais da secretaria”, afirma o secretário adjunto Robson Coelho.