Seminário abre a programação com presença de cineastas, secretaria do audiovisual, diretores de tv e produtores independentes

O Cine Natal, projeto realizado pela Prefeitura do Natal por intermédio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e construído a partir dos anseios do setor audiovisual potiguar, dá a largada em 2013 com o seminário “E por Falar em Cinema...”, programado que acontecerá entre os dias 4 e 6 de novembro, no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), Cidade Alta,a oartir das 8h30.

O evento nasce com o objetivo de fomentar diálogos, abrindo a oportunidade de intercâmbio e troca de experiências com cineastas e profissionais do audiovisual. O Seminário constará de debates pela manhã, das 8h30 às 12h nos dias 04 e 05; uma oficina/leitura de roteiros de ficção na quarta-feira (06), e exibição de filmes nos dias 4 e 5, às 20h, na Casa da Ribeira (antes estava marcado para o Moviecom, mas motivos técnicos levaram as exibições para a Casa da Ribeira). O Seminário conta com apoio cultural do Consulado de Portugal e do Sesc RN.

No dia 04 de novembro será debatido o tema “O cinema na TV: Caminhos para realização de conteúdo audiovisual para Televisão e Web”, onde estarão na pauta assuntos como conteúdo audiovisual terceirizado, cinema digital, Lei 12.485 (que regulamenta a participação de conteúdos audiovisuais da cultura brasileira na televisão), novas plataformas e políticas públicas para o audiovisual na televisão.

A mesa contará com a presença do Diretor-Executivo da SescTV, Valter Vicente Sales; do Diretor executivo da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão, Mauro Alves Garcia; da Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MINC), Lina Rocha Fernandes Távora. E ainda, do Rio Grande do Norte, participam nesta mesa o jornalista Iano Flávio Maia, membro do Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social) e funcionário da TV Universitária/UFRN; e do antropólogo, produtor cultural e consultor Josenilton Tavares, como mediador.

No dia 05 de novembro, das 8h30 às 12h, será a vez do Encontro dos Diretores de Cinema, que vão conversar sobre o tema “Na Mesma Direção: O cinema Iberamericano e seus contadores de histórias”. Estão confirmados os cineastas Claudio Assis (Amarelo Manga, Baixio das Bestas, Febre do Rato), o espanhol Santiago Zannou (El Truco del Manco, Alacrán Enamorado e El alma de La Roja) e o produtor e diretor português Alexandre Cebrian Valente (Eclipse em Portugal). Também participam deste debate o documentarista Paulo Laguardia e o repórter fotográfico e diretor da Zoon e Goiamum Audiovisual, Henrique José. Além de debater realidades diferentes com profissionais brasileiros e estrangeiros consagrados, este encontro deverá proporcionar uma abertura e intercâmbio com realizadores locais.

Todos os debates são abertos ao público em geral, interessados em ampliar conhecimentos neste campo, como também para profissionais do audiovisual, estudantes de comunicação e cinema, realizadores, entidades que trabalham com audiovisual, TVs privadas e públicas, canais a cabo, universidades entre outros. Interessados em garantir presença devem enviar nome para o emailcinenatalfuncarte@gmail.com ou falar com Rafael Duarte, no turno das 14h às 17h

EXIBIÇÕES
Também estão programadas as exibições dos longas “Eclipse em Portugal”, do diretor e produtor de cinema português Alexandre Cebrian Valente, e “Febre do Rato”, longa premiado do diretor Cláudio Assis, que também participa do encontro. Os filmes serão exibidos, respectivamente, nos dias 04 e 05 de novembro, às 20h, na Casa da Ribeira. A entrada é franca.
Na quarta-feira, haverá oficina com o roteirista Marcelo Caetano, com participantes do edital de curtas-metragens de ficção.
O Cine Natal contará ainda com o co-patrocínio a festivais, por meio de edital, e a realização de três curtas-metragens de ficção oriundos do I Edital Cine Natal de Roteiros de Ficção, com verba de R$ 45 mil. Os filmes vencedores serão lançados em maio de 2014 e terão o selo Cine Natal.
.


SEMINÁRIO
“E POR FALAR EM CINEMA...”
De 04 a 06 de novembro
Dia 4 de novembro, 08h30 às 12h
Auditório do Sesc - Cidade Alta


Mesa 1 – O CINEMA NA TV: CAMINHOS PARA A REALIZAÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL PARA TELEVISÃO E WEB
Valter Sales (SESC TV)
Diretor-executivo do canal SescTV. Pós-graduado e mestre na área de Comunicação Social pela Universidade de São Paulo-USP. Em 2013, foi um dos palestrantes do Rio Content Market e participa de conferências e seminários em todo o Brasil sobre audiovisual e televisão.
Mauro Alves Garcia (ABPI TV)
Jornalista e diretor de televisão há mais de 35 anos. É diretor executivo da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão. Atuou como Diretor de Programação da TV Cultura de São Paulo e Diretor de Projetos Especiais, responsável pela implantação e formatação dos novos canais para a TV Digital e da área de Novas Mídias da Fundação Padre Anchieta: UNIVESP TV e Multicultura. Criador, implantador e Diretor de Programação da TV Rá Tim Bum, primeiro canal infantil brasileiro da TV por assinatura, distribuída nas operadoras do Brasil, e já distribuída no Japão e em vídeo on demand em Portugal.
Lina Rocha Fernandes Távora (SAV)
Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MINC). A secretaria é responsável em propor a política nacional do cinema e do audiovisual, bem como diretrizes gerais e metas para o desenvolvimento da indústria audiovisual e cinematográfica brasileira. No seminário, Lina Rocha falará sobre Políticas Públicas da SAV para o audiovisual na televisão brasileira.
Iano Flávio Maia
Membro do Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social), especialista em legislação para TV. Mestre em Estudos da Mídia e Práticas Sociais. Trabalha na TVU — TV Universitária.
Mediador: Josenilton Tavares
Antropólogo, produtor cultural, consultor para a área Cultural do SEBRAE/RN, Membro Titular do Programa de Incentivos Fiscais Djalma Maranhão e Diretor do Centro Municipal de Artes Integradas (CMAI).

Dia 5 de novembro, das 08h30 às 12h
Auditório do Sesc
Mesa 2 – NA MESMA DIREÇÃO: O CINEMA IBERO-AMERICANO E SEUS CONTADORES DE HISTÓRIAS

Cláudio Assis (Pernambuco/Brasil) — Cineasta pernambucano, iniciou sua carreira como ator e cineclubista em Caruaru, até a direção do primeiro longa-metragem “Amarelo Manga” (2002). O diretor construiu uma trajetória que inclui a direção e produção de curtas, documentários e longas. Estes últimos são resultado de profunda reflexão sobre a linguagem cinematográfica e seus meios de produção. Entre seus trabalhos de direção destacam-se “Baixio das Bestas” (2006), premiado nos festivais de Brasília, Roterdã, Miami e Paris; “Amarelo Manga”, premiado em Brasília, Toulouse (França), Miami e Ceará; “Chico Science – Retratos Brasileiros” (2008) e “Vou de Volta” (2007). Em 2011 estreia seu novo longa-metragem “Febre do Rato” no Festival de Cinema de Paulínia, levando diversas premiações. Também diretor dos curtas O Brasil em Curtas 06 - Curtas Pernambucanos (1999), Texas Hotel (1999), Viva o Cinema (1996), Soneto do Desmantelo Blue (1993) e Henrique (1987).
Santiago Zannou (Madri/Espanha) — Diretor de cinema nascido em Madri, Santiago Zannou (36 anos) estudou no Centre d'Estudis Cinematogràfics de Catalunya (CECC). Ganhou o Prêmio Goya de Cinema na categoria Diretor Revelação pelo longa-metragem “El Truco del Manco” (O Truque do Manco), realizado em 2008. Em 2009, dirigiu o documentário “El Alma de la Roja”, em comemoração pelo centenário da Federação Espanhola de Futebol. Seu mais recente filme chama-se “Alacrán Enamorado”, que traz no elenco o premiado ator Javier Bardem (‘Mar Adentro’, ‘Onde os Fracos Não Têm Vez’, ‘Biutiful’). O filme é baseado no romance de Carlos Bardem, irmão de Javier. Uma curiosidade: Zannou começou sua vida profissional como jogador de futebol e chegou a atuar em um time da terceira divisão de Mallorca.
Alexandre Cebrian Valente (Lisboa/Portugal) — Produtor e diretor de cinema, já realizou filmes, séries e outros projetos ao longo da sua carreira. Como produtor, trabalhou com alguns dos mais prestigiados diretores de cinema como Manoel de Oliveira, Jean Claude Biette, AndrzejZulawski, José Fonseca e Costa, entre outros. Atua em várias plataformas do audiovisual, como cinema publicitário, séries para TV, videoclipes. É produtor executivo de alguns programas de televisão da RTP (Paraíso Filmes, Contos de Natal) e da SIC (Programa da Maria, minissérie Crime do Padre Amaro). É dono da produtora “Utopia Filmes”. Estreia em 2013 o longa-metragem “Eclipse em Portugal”, baseado em um caso real de um crime envolvendo uma família.
Paulo Laguardia (Natal/RN)
Documentarista e jornalista natural de Minas Gerais, radicado em Natal. Sócio Fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do RN. Foi dirigente da ABD e C/RN, por três mandatos, de 2000 a 2006. Roteirista e diretor do documentário "O Vôo Silenciado do Jucurutu", vencedor do DOCTV-III/RN, em 2007, do Ministério da Cultura. Baseado na trajetória da cineasta potiguar Jussara Queiroz, o documentário foi premiado no Festival de Cinema de Cuba. Roteirista do documentário "Sebo Vermelho - O Cantão de Abimael", vencedor do Prêmio William Cobbett de Audiovisual, da Fundação José Augusto. Dirigiu e roteirizou o documentário "Cais do Sertão", sobre o bairro do Alecrim.
Mediador: Henrique José (Natal/RN)
Jornalista, repórter fotográfico, antropólogo, professor universitário e diretor da entidade cultural ZooN Fotografia. Atualmente desenvolve projetos de fotografia autoral e vídeos documentários, além de projetos sociais e culturais. Membro da Rede de Produtores Culturais de Fotografia Brasileira — RPCFB e do Fórum de Fotografia do Rio Grande do Norte. É co-diretor do Festival Goiamum Audiovisual.


.Dia 6 de novembro, das 8h às 12h
Auditório do Sesc- Cidade Alta
Mesa 3 – CINEMA DE PAPEL: OFICINA/LEITURA DE ROTEIROS DE FICÇÃO
Marcelo Caetano — Roteirista e diretor. Nasceu em Belo Horizonte em 16 de Agosto de 1982. Formou-se em Ciências Sociais pela USP e estudou Direito na UFMG. Há cinco anos trabalha como roteirista, diretor e assistente de direção para cinema e televisão. Dirigiu os vídeos “A Tal Guerreira” (2008), “Itaquera em Movimentos” (2008) e o curta “Bailão” (2009). Fez assistência de direção do longa de ficção “Filmefobia” (2008) e assistência de curadoria para o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (2007-2009).


CINE NATAL EXIBIÇÃO
SEGUNDA-FEIRA (04.11) 20h – Casa da Ribeira
Avant Premiére de “Eclipse em Portugal” - 2013
Direção: Alexandre Cebrian Valente (Portugal)
Presença do diretor e dos atores: Pedro Simões Dias e Marta Dias
O crime que chocou o país há 14 anos inspira este filme de suspense e humor negro. A história de Tó-Jó que matou os pais, a pedido da namorada numa noite de eclipse, serve de inspiração para "Eclipse em Portugal". O filme tem produção e co-realização de Alexandre Valente, em parceria com Edgar Alberto, e traz no elenco os atores Ruy de Carvalho, Pedro Fernandes, Sofia Ribeiro, Vitor Norte, São José Lapa e Fernanda Serrano.
*Coquetel no cinema após a exibição

TERÇA-FEIRA (05.11) 20h – Casa da Ribeira
“Febre do Rato”
Direção: Claudio Assis (Brasil)
Com: Irandhir Santos, Nanda Costa, Matheus Nachtergaele, Juliano Cazarré, Ângela Leal
Zizo (Irandhir Santos) é um poeta inconformado e anarquista, que banca a publicação de seu tablóide. Em seu mundo próprio, onde o sexo é algo tão corriqueiro quanto fumar maconha, ele conhece Eneida (Nanda Costa). Zizo logo sente um forte desejo por Eneida, mas, apesar de seus constantes pedidos, ela se recusa a ter relações sexuais com ele. Isto transtorna a vida do poeta, que passa a sentir falta de algo que jamais teve.O projeto de Febre do Rato nasceu em 2003, durante as filmagens de Amarelo Manga e ganhou forma através de uma parceria entre o diretor, o roteirista Hilton Lacerda e a produtora Parabólica Brasil.Vencedor do Festival de Paulínia (2011) nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator - Irandhir Santos, Melhor Atriz - Nanda Costa, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Prêmio da Crítica.


Informações para Imprensa
Dionísio Outeda
Assessoria de Imprensa da Funcarte
84 9974 3839
84 8820-8769
dionisioouteda@gmail.com

www.natalemnatal2013.com.br