A Caravana da Saúde Escolar foi instalada nesta segunda-feira (09/11) na Escola Municipal João XXIII, em Dix–Sept Rosado. A escola abriu suas portas para receber oftalmologistas, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, pedagogas, auxiliares de enfermagem e atendentes, que durante os próximos três dias vão atender os 630 alunos e corpo docente da instituição.
O evento, que começou às 11h, contou com a participação da prefeita Micarla de Sousa, a Secretária Municipal de Saúde, Ana Tânia Sampaio, o Deputado Dr. Paulo Darvin, e os parceiros formados pela equipe profissional e multidisciplinar do Instituto Pedro Cavalcanti, e os representantes da empresa Ótica Diniz.
Das primeiras 95 pessoas foram atendida na Escola Municipal João XXIII, 48 foram ao otorrinolaringologista, e 47 ao oftalmologista. Entre os atendidos foram diagnosticados 25 casos de problemas de visão, que receberão óculos gratuitamente, graças à parceria com as Óticas Diniz, afirma Terezinha Tomaz, pedagoga do instituto parceiro.
A João XXIII foi à segunda escola visitada, das 67 que fazem parte do projeto, tendo sido atendidas até o momento um total de 495 alunos e professores, dos 56 mil incluídos no programa.
“A Caravana está apenas começando suas atividades, mas já podemos ver os resultados, pois dos 400 alunos atendidos na primeira escola, 70% precisavam de óculos, e 60% passaram a ouvir melhor após a retirada do cerume do ouvido”, destaca a prefeita Micarla de Sousa.
O projeto é dirigido a crianças, adolescentes e docentes da rede municipal de ensino, e tem como objetivo diagnosticar precocemente e tratar os distúrbios auditivos, vocais e visuais, além de promover e desenvolver ações visando diminuir os altos índices de repetência e evasão escolar e melhorar a qualidade de vida dos envolvidos.
A abordagem é feita uma semana antes dos atendimentos médicos, quando as escolas recebem a visita da equipe educativa, composta por uma pedagoga e uma assistente social, que fazem uma exposição sobre os objetivos, importância e funcionamento do projeto, e distribuem cartilhas e manuais educativos para os alunos e professores.
A Caravana da Saúde Escolar foi idealizada pela prefeita e pelo deputado estadual Paulo Davin, por causa dos dados apontados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que coloca Natal em 27º lugar no ranking nacional das piores escolas do Brasil.
“Estudos mostraram que este elevado índice é causado primeiramente pela fome, em que muitos alunos não têm o que comer, causando assim dificuldades de aprendizado, sendo seguidos pelas dificuldades visuais e auditivas, em que a partir do momento que você ou não ouve o que é dito, ou tem dificuldade para ver algo, o estudante passa a se desinteressar pelo o que esta sendo apresentado. Então, esse projeto tem como finalidade sanar essas dificuldades e melhorar assim o sistema educacional do município”, comenta Micarla de Sousa.
A Caravana da Saúde Escolar segue nos dias 12, 13 e 16 de novembro na Escola Municipal Professor Antonio Severiano em Pirangi, Distrito Sanitário Sul. Nos dias 17, 18 e 19 será a vez da Escola Nossa Senhora dos Navegantes, Distrito Sanitário Norte.