Pelo menos 150 funcionários, entre técnicos de enfermagem e condutores socorristas do Samu Natal e Metropolitano participam nos dias 10 e 11 de novembro do Treinamento em Condutas de Obstetrícia, realizado pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu Natal ((NEP) .

O curso, ministrado pelo coordenador Adson Vale e pela enfermeira Grayce Louise visa capacitar e reciclar os profissionais para o atendimento adequado em urgências obstétricas. O objetivo é tentar reduzir em 2/3 a mortalidade materna, uma das 8 metas da ONU para o milênio, melhorando o atendimento nos casos de urgência. Segundo o médico e coordenador do NEP, Adson Vale, o Brasil hoje possui uma taxa considerada alta, de 70 a 150 mortes para cada grupo de 100.000 nascidos vivos. Entre os assuntos abordados no curso estão o transporte correto das parturientes, e os procedimentos a serem adotados nos casos mais graves.

Atualmente o Samu Natal realiza uma média de 130 ocorrências obstétricas por mês, o que corresponde a cerca de 10% dos atendimentos mensais do órgão. “Os profissionais do Samu só são orientados a agir nas intercorrências da gestação, como sangramentos no 1º trimestre, sintomas de hipertensão arterial e pré eclâmpsia ou nos trabalhos avançados de parto, como nos partos em domicílio ou via pública, onde não dá tempo de se dirigir a uma maternidade”, explica o médico e coordenador do NEP, Adson Vale. “Nos casos de gestações de baixo risco ou que estejam no início do trabalho de parto, as pacientes são orientadas a procurar os serviços médicos por conta própria, afinal, não configuram casos de urgência”, completa Adson.

Esse será o primeiro treinamento o primeiro treinamento do ano em urgências obstétricas destinado especificamente ao corpo de funcionários dos Samu’s Natal e Metropolitano. O Curso será ministrado no auditório do Samu Natal em duas turmas, das 14hs às 18hs.