O galpão da decoração natalina, localizado na Ribeira, foi aberto para a imprensa na manhã desta segunda-feira, 9 de novembro, para apresentar parte das peças que vão compor as principais avenidas da capital. O artista plástico Zeca Zenner apresentou o conceito dos elementos, que é agregar a proposta da família natalina, da religiosidade e dos elementos que compõem o imaginário das pessoas nessa época do ano com toques regionais e tropicais, reforçando a caracterização total do Natal festejado na Cidade do Sol.

Para a concepção das cinco mil novas peças, a equipe do artista plástico está em Natal desde o mês de maio conversando com a população, fotografando e filmando os principais pontos da cidade para extrair qual o desejo de todos, em todas as classes sociais, de um Natal em Natal. “O resultado dessa consulta é um trabalho inspirado que agrega cores e expressões da nossa terra, aliados ao verdadeiro significado do Natal, que é o nascimento de Jesus aliado a todos os elementos que remetem à religiosidade, ao imaginário popular”, destacou Zeca Zenner, que é potiguar, natural de Currais Novos.

Há oito anos, ele assina o Natal Luz de Gramado (RS) e se mostra feliz em poder desenvolver o projeto do Natal no estado de origem. “Essa oportunidade única que estou tendo ficará sempre marcada para mim. É até um privilégio que eu, como potiguar, possa mostrar aqui o trabalho que venho aperfeiçoando ao longo dos 16 anos que estou fora do RN”, complementou.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos João Bastos, a população de Natal ganhará uma decoração inesquecível e com a identidade da cidade. “Muitos outros detalhes estão sendo preparados, basta que a população aguarde a decoração ficar pronta. A nossa meta é instalar todas as peças até o início de dezembro”, ratificou.

No conceito de decoração para o Natal em Natal, a proposta foi produzir elementos que se destaquem na cidade não só à noite, como também à luz do dia. Na entrada da cidade, próximo ao Pórtico dos Reis Magos, um túnel de fitas prateadas já está sendo instalado e um corredor com 50 anjos corneteiros, cada um com oito metros de altura, recepcionarão quem chega a Natal.

No galpão da decoração, também é possível acompanhar a recuperação de cerca de seis mil ornamentos de anos anteriores. Essas peças são molduras em ferro, que foram revitalizadas e receberam uma nova mangueira de luz. A ideia é que esses artigos sejam instalados em ruas e avenidas de diversos bairros que nunca tinham sido contemplados.

O projeto de decoração também inclui novos Reis Magos que medem 12 metros de altura cada, a serem instalados no viaduto de Ponta Negra e na Zona Norte, além da árvore de Natal em Mirassol que se manterá com os 126 metros de altura. Todos esses itens seguem a mesma proposta de oferecer uma decoração natalina diurna e noturna.

A produção e instalação das peças estão sendo realizadas pela empresa Enertec, contratada pela Prefeitura por meio de licitação. Para a execução do projeto Natal em Natal, o orçamento disponível é de aproximadamente R$ 3,2 milhões.