A Prefeitura do Natal representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, prestigiou nesta quarta-feira (11), às 10h, o lançamento do Livro - RN Indicadores Econômicos e Sociais-promovido pela Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), em parceria com a Secretaria Estadual de Planejamento e de Finanças (Seplan). O evento aconteceu no Hotel Ocean Palace, na Via Costeira.

Durante a solenidade foram destacados os aspectos de infra-estrutura do Estado como a construção de estradas, aeroporto de São Gonçalo, aumento das empresas de fruticultura e os investimentos para a Copa Natal 2014. O diretor estadual do IBGE e membro da equipe técnica que elaborou a publicação, José Ademir Freire, ministrou palestra onde explanou sobre os indicadores.

A publicação com mais de 70 páginas, retrata sobre demografia, desempenho econômico em importantes setores da economia do Estado, como comércio varejista, turismo, agropecuária, construção civil e exportações, mostrando os principais índices alcançados no período de 2002 a 2008, além de trazer alguns indicadores sociais relacionados à condição dos domicílios, educação e níveis de pobreza.

Para Kalazans Bezerra, representante da prefeita Micarla de Sousa no evento, o livro é de suma importância para Natal, um dos principais municípios do Estado com destaque no setor econômico. “A análise detalhada desses dados se constitui como balizadora para programar ações futuras no Município, visando o incremento dos setores da economia na capital, além das propostas de caráter social em beneficio da população natalense”, diz.

De acordo com o secretário estadual de Planejamento e presidente da AGN, Nelson Tavares, esta publicação é muito importante, pois traz a junção de informações que antes estavam soltas, além de possibilitar ao empreendedor enxergar os setores da atividade econômica com maior ou menor dinamismo, e criar estratégias e decisões de investimentos que vão nortear o desenvolvimento do Estado.

“Precisávamos de uma base única de dados para o planejamento, então reunimos todos eles para que a partir destas informações possa ser feito um melhor planejamento econômico”, explica.