Um encontro para articular e fortalecer uma rede de gestores em Unidades de Conservação de Mata Atlântica. Este é um dos objetivos do 1° Encontro Estadual de Gestores de Unidades de Conservação da Mata Atlântica do RN, que acontece nesta quinta-feira (12), das 8h às 18h, no Hotel Praia Mar em Ponta Negra, do qual participam técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

O evento promovido pela Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN), busca reunir todos os envolvidos direta ou indiretamente com unidades de conservação (UC’s) da Mata Atlântica do Estado, como órgãos do governo, membros dos conselhos gestores, pesquisadores, sociedade civil organizada, líderes comunitários, empresários locais e moradores do entorno das UC’s.

Dentre as atividades previstas estão palestras, mini-cursos, mesa redonda e debates. Pela manhã foram ministradas três palestras: "Pacto pela Restauração da Mata Atlântica", pela diretora executiva da Amane, Maria das Dores Melo; "Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação, pelo professor de gestão ambiental e pesquisador de áreas protegidas, Demétrio Guadagnin; e sobre "Ecologia da Restauração" pela professora da UFRN, Gislene Ganade.

De acordo com Maria das Dores Melo, de 40% a 60% das espécies da fauna e flora existentes no Brasil são endêmicas da Mata Atlântica, e este Encontro e o primeiro passo para consolidar a rede de proteção destas áreas, diz.

Para o chefe do Departamento de Recuperação e Conservação Ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi, este encontro é importante para discutir a realidade da Mata Atlântica no país, os avanços e retrocessos da política ambiental brasileira e o valor das unidades de conservação. “Temos importantes áreas de preservação deste bioma no Estado, em Natal contamos com o Parque das Dunas e Parque da Cidade”, acrescentou.