Captar grandes eventos para ampliar o número de turistas que chegam a Natal é um dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos dentro do Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Turismo de Natal, cujo andamento foi avaliado em um almoço nesta quinta-feira (12), na Churrascaria Sal e Brasa.

O plano foi elaborado pela Secretaria Municipal do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Seturde), através do consultor Paulo Gaudenzi. Dentre as ações já iniciadas, estão o programa “Natal Cidade Eventos”, que prevê exatamente a captação de seminários, fóruns, encontros e grandes reuniões empresarias e profissionais. A expectativa é que o projeto comece a dar resultados já a partir do próximo ano.

“Estamos trabalhando para elencar ações no sentido de melhorar a estrutura oferecida ao turismo. Esta é a maior fonte geradora de renda da nossa cidade e na qual há também o maior índice de empregabilidade. Por isso, precisamos investir no setor turístico”, defendeu a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, presente à solenidade.

O plano produzido por Paulo Gaudenzi, nome de destaque na área do turismo, com projetos desenvolvidos em grandes estados do país, estabelece metas a serem atingidas pelo Executivo municipal. A proposta é fortalecer o nome de Natal como destino turístico, com ações que vão desde campanhas de marketing até obras de infraestrutura.

“Antes de qualquer coisa, é preciso criar outros caminhos de emoções, mais atração para turistas. Natal deve buscar novos segmentos de visitantes, aquelas pessoas com mais renda, que gastem mais. Conquistar grandes eventos, que façam os turistas conhecerem o potencial da cidade e os ‘prendam’ aos grandes atrativos que a capital possui. Temos que conquistar novos turistas e fazê-los viver como vive o natalense”, explicou o consultor.

Para elaboração do plano, ele ouviu 198 pessoas, entre jornalistas, políticos, empresários e representantes de classe. São ao todo 95 diretrizes a serem cumpridas até 2013.

Novos voos
O diretor da Azul Linhas Aéreas, Paulo Nascimento, aproveitou o almoço de discussão do Plano Estratégico do Turismo para lançar a primeira rota de viagens da empresa em Natal. A previsão é que, a partir de 2 de dezembro, a companhia inicie a rota Campinas (SP) -Natal - Campinas (SP), que poderá trazer para a capital potiguar até 233 passageiros do Sul e Sudeste do País, por dia.
Conforme expôs o representante da Azul, o voo oriundo de Campinas facilitará para Natal a atração de turistas do interior paulista, já que antes a única opção era através da rota direta da capital São Paulo. “Essa região é um pólo com 6 milhões de habitantes, com o PIB semelhante ao de um país como o Chile. Essas pessoas, para vir para Natal, antes precisavam se deslocar até Guarulhos. Agora não. Com certeza, o fluxo de turistas do interior para o RN aumentará. Hoje, já temos voos com 90% reservado para a alta temporada”, revelou Paulo Nascimento.

A expectativa é que sejam criadas conexões com mais 13 destinos servidos pela nova linha aérea. O próprio diretor da Azul afirmou que, caso se confirme “o crescimento da malha, Natal será ligada a outros destinos como Aracaju, Goiânia e Florianópolis”.

A operacionalização da Azul em Natal foi anunciada durante o encontro da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), realizada em outubro. A confirmação atende a um pedido realizado pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, no último mês de fevereiro, por meio do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade, Francisco Soares Júnior.