A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) recebeu uma comissão de comerciantes de Ponta Negra para levantar sugestões do que pode ser melhorado em relação à segurança na avenida Erivan França, orla da praia. No encontro, realizado na sede da Semdes, foram apontados problemas como tráfico de drogas e exploração sexual infanto-juvenil, que serão combatidos pela equipe da Secretaria Municipal.

Compareceram à reunião donos de restaurantes, de quiosques e profissionais da rede hoteleira. O empresário Roberto Carvani disse que o maior problema na praia é o uso e o tráfico de drogas por crianças. “À noite, os meninos de rua ficam pedindo dinheiro aos meus clientes para se drogarem. Se isso for resolvido, a praia voltará a ficar tranquila”.

Paula Francinete é dona de um quiosque no calçadão da Erivan França. Ela também concorda que o tráfico de drogas seja o maior problema da praia. “Esse é um problema até mesmo social em Ponta Negra. Mas já notamos alguma melhora desde que a Semdes começou o projeto Guarda na Praia aos domingos. Esse programa traz segurança a quem visita a praia e aos comerciantes”, analisou.

O titular da Semdes, Sérgio Leocádio, falou que o Guarda na Praia já está atingindo o seu objetivo. “Iniciamos o projeto faz pouco mais de um mês, mas já temos uma resposta positiva das pessoas que frequentam a praia e, principalmente, dos comerciantes. Mas ainda não estamos satisfeitos. Vamos ampliar o Guarda na Praia e iniciar ações de inclusão social para retirar da orla jovens que estejam envolvidos com drogas ou com exploração sexual. Da mesma forma, vamos procurar os órgãos de segurança pública estadual na busca por soluções para esses problemas”, assegurou.

Sérgio Leocádio afirmou que a reunião foi apenas o primeiro passo para que os comerciantes se envolvam mais na busca pela tranquilidade à praia Ponta Negra. “Essa reunião é apenas uma semente. Daqui queremos fazer parcerias mais sólidas para resgatar a paz no nosso maior cartão postal e devolvê-la às famílias natalenses”, concluiu o secretário.

A equipe da Semdes vai agendar reuniões individualizadas com cada um dos comerciantes que estiveram na sede da Secretaria. Outros empresários que queiram se unir ao projeto podem telefonar para o número 3232-2832.