De hoje (segunda-feira, 16), até a próxima sexta-feira, 20, os pais e responsáveis pelas crianças com necessidades especiais já podem fazer sua matrícula nas unidades da rede municipal de ensino e escolas bilíngües para surdos. A Matrícula Antecipada para o ano letivo 2010, lançada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), chega amparada nas determinações da Constituição Federal nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Com a antecipação, tanto as escolas quanto os pais podem melhor se programar, garantindo o acesso e permanência das crianças nas unidades de ensino próximas as suas residências.

Para 2010 a SME tem diversas metas, entre elas a formação dos professores e a implantação de salas de recursos multiplicadores, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino. “No momento, estão matriculados em torno de 370 crianças, mas queremos ver se ampliamos esse número, facilitando ainda mais o acesso à educação”, informa a coordenadora Maria José dos Santos, do Setor de Educação Especial”.

Durante esta semana, os interessados devem levar os seguintes documentos para a matrícula: Certidão de Nascimento, 02 fotos 3x4, cartão de vacinação, comprovante de residência, Laudo Clínico (que contaste a deficiência real do educando), ID (Identificação Única – Censo Escolar) e NIS (caso participe de Programas de Assistência do Governo Federal).

SERVIÇO:

Matrícula Antecipada para Portadores de Necessidades Especiais:
De 16 a 20 de novembro
Lançamento: 11 de novembro

Lista das Escolas e CMEIs bilíngües, de referência para educandos surdos:

1. REGIÃO NORTE:

Parque dos Coqueiros
CMEI Francisca Célia
E. M. Laércio Fernandes (1º ao 5º)
Terezinha Paulino (6º ao 9º e EJA)

Pajuçara/ Gramoré
CMEI Pe. Sabino Gentile