A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) promoveu na sexta-feira (13), a retirada de um baldrame e cercas erguidos numa área pública por trás da Escola Municipal Francisca Ferreira, no bairro do Bom Pastor. Para o local estão sendo desenvolvidos estudos e projetos para a implantação do Ecoparque Bom Pastor.

A situação foi denunciada e uma equipe de fiscalização da secretaria foi ao local e constatou a invasão. O baldrame removido pela equipe da secretaria ficava localizado em cima de uma duna, por trás da escola, já as intimações ocorreram na rua da Paz, transversal à avenida João Francisco da Mota. Os proprietários de duas casas ergueram um muro irregular de 15 metros de extensão no quintal das residências, que avançava para dentro da área pública.

De acordo com o técnico fiscal urbanístico, Rana Santos, a remoção é uma ação preventiva, devido à futura instalação do Ecoparque. Já em relação aos muros irregulares, os proprietários terão um prazo de 72h para a demolição voluntária. “Eles foram intimados e orientados a comparecer à Semurb para esclarecimentos. Se a determinação não for cumprida a Prefeitura fará a demolição”, explica.

A idéia inicial para implantação do Eco Parque Bom Pastor partiu da própria comunidade e o projeto está sendo elaborado pela Semurb A proposta inicial prevê o cercamento da área e a implantação de uma praça eco esportiva, posteriormente prevê a criação de um horto e de uma floricultura, além da recuperação ambiental de toda a área e a construção do prédio verde onde deve ser instalada a administração do parque.