A secretaria municipal de Meio Ambiente foi representada pelo diretor do Departamento de Ação Sócio Ambiental (DASA), José Petronilo da Silva Júnior, durante uma visita técnica aos Ministérios das Cidades e de Meio Ambiente. O encontro, ocorrido em Brasília nos dias 16 e 17 de novembro, teve o objetivo de resgatar material e informações necessárias para a realização da 4ª Conferência da cidade do Natal que será realizada entre os dias 10 e 11 de dezembro.

A Semurb está organizando o encontro que tem o objetivo de debater sobre os avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano. Para tanto será realizada a pré-conferência da Cidade do Natal no dia 30 de novembro no auditório da Unp da Floriano Peixoto.

Ainda durante a visita ao Ministério das Cidades, o representante da Semurb se reuniu com a responsável pela articulação Nacional das Conferências, Ana Valadares, e tratou sobre as estratégias de cumprimento do Regimento da Conferência e sobre as solicitações encaminhadas ao Ministério para a realização do evento. Além disso, recebeu o material gráfico relativo aos textos base a serem trabalhados durante a Conferência.

Segundo ele o encontro foi importante para a articulação dos preparativos do evento. “Nós tivemos a oportunidade de dirimir algumas dúvidas em relação à base legal que institui a Conferência. O encontro foi positivo e os resultados desta reunião, serão repassados aos integrantes da comissão preparatória no dia 19”, disse.

Já no Ministério do Meio Ambiente, José Petronilo, visitou as equipes técnicas responsáveis pela gestão dos Projetos nacionais A3P e Sala Verde, onde buscou a troca de informações e experiências. Na oportunidade, conheceu o novo projeto nacional intitulado “Saco é um Saco”, e recebeu o mais recente material lançado pelo Ministério que será fornecido as Salas Verdes de todo país.

A pauta de reuniões em Brasília constou também com a participação na 16ª Reunião da Câmara Técnica de Unidades de Conservação demais áreas protegidas (CTUC), convocada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), que discutiu sobre a proposta de resolução do licenciamento em áreas de Unidades de Conservação e Zonas de Amortecimento.