A secretária Municipal de Saúde, Ana Tania Lopes Sampaio, apresentou na tarde desta segunda-feira (16), no plenário da Câmara Municipal, o relatório de prestação de contas da SMS no terceiro trimeste do ano.

A secretária de Saúde fez um balanço da gestão, que envolve investimentos e ações nas políticas públicas de saúde. De acordo com ela, “este é um relatório de rotina. É uma obrigação do gestor do sistema de saúde prestar contas trimestralmente”, disse.

Ela explicou que de julho a setembro diversas ações foram realizadas e trouxeram uma melhoria significativa para a rede pública de saúde. “Avançamos sim, não como gostaríamos, mas em virtude da situação em que encontramos a rede, em pouco tempo já fizemos muito”, afirmou, destacando a inauguração do Centro de Referência Infantil Dra. Sandra Celeste, a reforma de várias unidades, o início das obras de duas UPA´s, o lançamento da Caravana da Saúde Escolar, a inauguração de uma residência terapêutica, entre outras conquistas.

Ana Tânia também apresentou dados quantitativos, como a efetivação de 200 equipes de saúde bucal, 1.615 testes do pezinho realizados, 604 testes do olhinho, 11.140 consultas pré-natal, além da distribuição de materiais, como 35 mil kits de higiene bucal, e a divulgação de campanhas em prol da saúde.

“Temos a consciência que estamos fazendo o que é possível e a população tem acompanhado nosso esforço para oferecer a saúde que a nossa gente merece”, concluiu.

A audiência foi comandada pelo vereador e presidente da Comissão de Saúde, Franklin Capistrano, e contou com a participação dos vereadores Mauricio Gurgel, Hermano Morais e Heráclito Noé, além da equipe técnica da SMS, entidades ligadas a saúde e lideranças comunitárias.