Crianças que estudam na escola municipal Almerinda Bezerra Furtado, no bairro Guarapes, Zona Oeste da capital, recebem na manhã de quarta-feira 18, orientação da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), sobre o destino correto do lixo e importância da reciclagem. A ação faz parte do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social(PESMS) do Ministério da Saúde/Funasa, em parceria com a Prefeitura do Natal. Na parte da tarde, é a vez da escola municipal Djalma Maranhão no bairro Felipe Camarão.

O trabalho envolve palestras, oficinas com materiais recicláveis e apresentação do teatro Reciclar. As crianças interagem com os educadores, que de forma lúdica ensinam como transformar papel em caixinha, garrafas pet em coração, flor, puff, entre outros trabalhos manuais. A turma de teatro, simbolizando materiais recicláveis (metal, vidro, plástico) chama a atenção da criançada para a necessidade de separá-los para serem coletados por associações de catadores. Noutra sala, a palestra versa também sobre o mesmo tema: preservação do meio ambiente com o destino correto do lixo que se produz.

Letícia Gabriela Cavalcante Lopes, sete anos, estuda no primeiro ano da escola municipal Ivonete Maciel na Cidade da Esperança, onde o Programa, que é executado pela Gerência Técnica de Meio Ambiente da Urbana, foi visitar na tarde de segunda-feira 16. “Aprendi que não se deve jogar papel no chão e que garrafa vazia é pra separar”.

Na Zona Oeste da capital, o PESMS atende 10 escolas nos bairros do Planalto, Felipe Camarão, Cidade Nova. Nova Cidade e Guarapes. Fora do programa, a Urbana também desenvolve trabalho de educação ambiental em empresas, entidades e outras instituições, levando a mensagem de que se deve depositar o lixo no lugar certo, preservando a natureza.