A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), através da Gerência de Planejamento Controle e Fiscalização, promove na próxima segunda-feira, (23/11), a partir das 08h, um Curso de Capacitação para multiplicadores em educação ambiental, direcionado aos fiscais da Urbana.

O Diretor Presidente da Urbana, Bosco Afonso, fará a abertura do evento que será ministrado pela bióloga e gerente de Planejamento Controle e Fiscalização da Urbana, Ivanilde Ramos.

O objetivo do Curso é orientar os fiscais sobre os resíduos urbanos, cuidados com o lixo e os impactos ambientais, deixando-os cientes da necessidade de trabalhar nas ruas a educação ambiental.

“É de extrema necessidade e importância que os nossos fiscais tenham consciência do valor do trabalho que fazem e saibam explicar para a sociedade os prejuízos causados pelo depósito irregular de lixo nas ruas, terrenos baldios, etc”m afirma, Ivanilde.

Esta é a primeira etapa do curso que está dividido em três módulos. O primeiro abordará os temas Resíduos Sólidos Urbanos e Impactos Ambientais; nos próximos módulos os fiscais aprenderão sobre Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos e conhecerão as questões ligadas à legislação, o que diz a lei sobre o destino de pilhas e baterias, as recomendações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), entre outras.

Ao todo 82 fiscais serão capacitados. Sendo 42 nesta primeira turma em 23/11 e 40 fiscais na segunda turma, no dia 30/11. Para complementar a capacitação, os fiscais farão uma visita ao aterro sanitário, localizado em Massaranduba, onde poderão ver de perto o destino dado ao nosso lixo e práticas de preservação ecologicamente corretas.

O curso de capacitação para multiplicadores em educação ambiental tem início nesta segunda-feira (23/11), às 08h00, no Auditório do Sindicato dos trabalhadores em Asseio, Conservação e Limpeza Urbana do RN (Sindilimp), na Rua Coemaçu, 1097, Quintas.