A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), vai marcar o dia da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, com a entrega de obras de melhoria da Catedral Metropolitana. O projeto agrega novidades na iluminação, paisagismo e até mesmo a construção de um poço para a irrigação. A população conhecerá as novidades a partir deste sábado, 21 de novembro, data em que também serão iniciadas oficialmente as festividades de fim de ano.

Aos fiéis que costumam visitar a Catedral Metropolitana, a Semsur promete grandes surpresas na apresentação de sua estrutura. De acordo com a diretora do departamento de Paisagismo da Secretaria, Melissa Sales, o projeto está utilizando plantas tropicais escalonadas em diferentes níveis e cores diversificadas. “O objetivo é deixar os jardins da igreja mais bonitos e também criar uma identidade maior com o nosso clima”, comentou Melissa Sales.

Para a manutenção dessas plantas, a Semsur criou um sistema de irrigação automatizada, por meio de um poço próprio, em que é utilizada uma programação para ligar e desligar automaticamente. Outras tecnologias utilizadas nesse sistema são o sensor de chuva, que permite a utilização da irrigação apenas nos dias não chuvosos; e também o sensor de umidade, que utiliza a quantidade exata de água necessária para as plantas. Com isso, a paróquia terá um consumo moderado de água.

A Semsur está investindo R$ 114 mil em todo o projeto paisagístico, sendo R$ 58 mil deste investimento destinado à construção do sistema de irrigação. Além disso, estão sendo investidos R$ 20 mil na revitalização da iluminação do local.

Iluminação

Segundo o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Thiago Trindade, há mais de um mês começou a ser realizada a obra de iluminação da catedral. “Não estamos implantando apenas uma iluminação cênica para as festividades de Nossa Senhora da Apresentação, mas um sistema definitivo”, pontuou Thiago Trindade.

De acordo com o projeto serão instalados refletores no entorno da catedral. Dois com potência de 1.000 watts ficarão responsáveis para iluminar o corredor central, no alto. Outros de 400 e 150 watts serão dispostos para decorar e iluminar toda a igreja. N projeto, consta ainda a implantação de seis postes, três de cada lado, para iluminar o estacionamento.