Com o ginásio Machadinho lotado de estudantes, a prefeita do Natal Micarla de Sousa assinaou na manhã deste sábado (21), a renovação do convênio entre o município do Natal e o Governo do Estado, para garantir a continuidade da realização do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar (PM) do Rio Grande do Norte, junto a escolas públicas municipais da capital potiguar e de outras cidades do Estado.

São contempladas 36 escolas públicas municipais do Natal. “Este programa é muito importante para conscientização dos estudantes de que o uso de drogas é prejudicial ao seu desenvolvimento como cidadãos. Por isso damos todo o apoio necessário para sua realização junto as estudantes”, ressaltou a prefeita do Natal, Micarla de Sousa.

Formatura

Além da assinatura do convênio, a solenidade deste sábado também marcou a formação de cerca de 12 mil estudantes por meio do Proerd no primeiro semestre deste ano. São alunos que integram escolas públicas das cidades do Natal e Parnamirim.

O secretário municipal de educação (SME), Elias Nunes, infirmou que a prefeiutra do Natal oferece como contrapartida para a realização do Proerd nas escolas municipais, as apostilias, camisetas e transportes utilizados pelos monitores e alunos. “Com este programa realizamos um tratamento preventivo junto aos estudantes, fazendo com que eles se conscientizem do perigo do consumo de drogas em suas vidas”, ressaltou o titular da SME, Elias Nunes.

Atualmente o Proerd conta com 75 monitores, que fazem parte da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e que desenvolvem um trabalho de conscientização e prevenção contra as drogas junto aos estudantes e seus pais em 17 municípios do Estado. Segundo o monitor e soldado Karpegiane, são oferecidos nove encontros durante três meses, sendo um escontro semanal com atividades teóricas e recreativas-culturais. Em sete anos de Proerd já foram formados cerca de 87 mil estudantes, entre crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte

Apresentações culturais de artistas do circo Grok e da banda Grafite animaram os pais e estudantes que participaram do evento, que também contou com a presença da governadora Wilma Maria de Faria, que assinou o convênio junto com a prefeita Micarla de Sousa. O vice-governador do Estado, Iberê Paiva Ferreira de Souza, o comandante geral da PM/RN, coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro, o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Agripino Oliveira Neto e o produrador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, também estiveram na solenidade de formatura dos alunos do Proerd.