A Caravana da Saúde Escolar, coordenada pelas secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS) atendeu na tarde desta quinta-feira (25), alunos e professores da Escola Municipal Celestino Pimentel, a sexta a receber o programa. A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, acompanhou a Caravana na escola e ressaltou os excelentes resultados alcançados até agora.

“Por conta dos baixos índices de qualidade da educação em Natal criamos vários programas, que objetivam melhorar o nível educacional de nossa cidade”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa. A chefe do executivo natalense lembrou o projeto Merenda em Casa, que distribui reforço alimentar para os estudantes no final de semana, além da Caravana da Saúde Escolar, que identifica problemas de visão e audição nos alunos e na voz dos professores.

A diretora Josyáurea Fernandes Araújo também destacou a importância da Caravana. “Com certeza o desempenho escolar dos alunos melhorará, pois os problemas de visão e audição provocam deficiências no aprendizado escolar”. Já o titular da SME, Elias Nunes, ressaltou a parceria entre a SME e a SMS.

O oftalmologista Isaac Mário Araújo, que faz parte da equipe médica da Caravana da Saúde e atende em um ônibus adaptado como consultório oftalmológico, avaliou como satisfatórios os resultados do trabalho até agora. “Já detectamos muitos problemas visuais nos estudantes, a maioria deles que não têm acesso a uma consulta médica especializada”, informou o oftalmologista, destacando que diagnosticou a necessidade de correção visual em muitos estudantes.

Patologias
Foram detectados problemas visuais como miopia, astigmatismo, hipermetropia e até glaucoma. “Estes casos provocam dificuldades no aprendizado e agora os estudantes terão condições de melhora seu desempenho escolar”, ressaltou Isaac Araújo. A Caravana da saúde Escolar, através de uma doação das Óticas Diniz, oferece gratuitamente óculos e exames complementares quando necessário.

Audição
De acordo com a fonoaudióloga Daniela Matias, são feitos nos alunos exames de audiometria, que verifica se há perda auditiva. Já nos professores são realizados exames de espectografia vocal, que verifica a qualidade da voz e também imitânciometria, otoemissões acústicas e laringoscopia. “Em relação aos professores chegamos a identificar casos de pregas vocais, que influencia no desempenho profissional”, disse Daniela Matias.

A fonoaudióloga disse também que foram encontrados 60% de alunos até agora consultados com problemas de perdas auditivas, muitos deles com cerume, que é o excesso de cera nos ouvidos. Tanto os professores como os estudantes, quando necessário, são encaminhados para exames complementares e até para tratamento especializado.

A Caravana
A Caravana da Saúde Escolar, implantada pela Prefeitura do Natal nas escolas municipais da capital potiguar, é formada por equipes de oftalmologistas, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas e fará exames de audição, visão nos estudantes e voz nos professores.