A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), coleta durante o Carnatal, uma média diária de 18 toneladas de lixo, produzidas aproximadamente por 1 milhão de participantes da maior Micareta do Brasil.

Para o Carnatal 2009, a Urbana iniciou há um mês, o trabalho de varrição, capinação e pintura de meio-fio em toda a área que abrange o evento. Nesta sexta-feira, (27/11), dezenas de garis dão os últimos retoques e finalizam os serviços de limpeza para a realização do evento. Retomando-os a partir do primeiro dia do evento, quinta-feira (03/12).

Para os quatro dias de folia, a Companhia já montou o plano de trabalho. Mais de 130 garis farão a limpeza de todas as áreas da folia, sem prejudicar a rotina de limpeza da cidade. Os garis vão trabalhar antes e depois da passagem dos blocos no corredor da folia, nos camarotes e arquibancadas, além das ruas e avenidas do entorno do Carnatal.

Para otimizar o trabalho, serão mobilizados veículos, equipamentos e materiais na operação de limpeza: caminhões coletores compactadores, polinguidaste, conteiners, caminhões-pipa, moloks (lixeiras com capacidade para 2 toneladas e de fácil remoção do lixo), e mais 160 vassourões, pás, carros de mão, detergente e sacos de lixo.

A coleta seletiva de materiais recicláveis (latinhas de cerveja, refrigerante, garrafas de água mineral, destilados), fica por conta dos trabalhadores das associações que atuam na reciclagem. Durante os quatro dias, os catadores associados farão a coleta desses materiais nos camarotes (recolhendo o lixo repassado pelo pessoal encarregado da limpeza desses ambientes), arquibancadas e no percurso dos blocos.